Judo: António Costa sagra-se Bicampeão Nacional e vence torneio Costa Matos.

2015-04-27 10:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

António Costa sagra-se Bicampeão Nacional e Vence torneio Costa Matos. Feito inédito a nível nacional leva António Costa a conquistar o Bi-campeonato Nacional de Veteranos M1, +90Kg, e a medalha de ouro no Torneio Costa Matos, no mesmo fim-de-semana.

As provas decorreram durante o passado fim de semana, no Pinhal Novo, em duas provas do calendário nacional de Judo. No Sábado teve lugar o Campeonato Nacional de Veteranos, prova rainha para este escalão etário. No Domingo foi a vez do Torneio Costa Matos, a segunda prova mais importante do calendário Sénior nacional.

A AAUAv fez-se representar, como vem sendo habitual, no campeonato Nacional de Veteranos por dois atletas. Filipe Figueiredo, que competiu na categoria de -81Kg M4, participou no evento com uma lesão no pé, que o levou a ficar-se pelo quarto lugar final.

Numa prova onde se notou a dificuldade física do aveirense, o poder de superação foi também notório, alicerçada numa boa capacidade técnica. No final da prova, com clara dores no pé, o seu treinador comentava que “foi importante ele ter vindo. Demonstrou bravura e capacidade de sacrifício. Esteve muito bem, mas sabíamos que ia ser complicado por estar lesionado. Mesmo assim está de parabéns”.

Destaque para António Costa. O treinador e atleta da AAUAv revalidou o título da categoria de +90Kg M1, contando por vitórias todos os seus combates. “Começa a ser cada vez mais complicado esta prova. Revalidei o título, que era o objetivo, e fiz o pleno já que foi o segundo ano que competi na prova. Dois anos, dois títulos e a certeza de ter dado o meu melhor”.

Já no domingo foi a vez de ser disputado o Torneio Costa Matos. Prova de homenagem a um dos mais graduados Mestres nacionais, contou com um número elevado de atletas do escalão sénior, e um elevando nível.

A AAUAv esteve presente por António Costa, na categoria de +100Kg. Com combates contra atletas bem mais pesados (o aveirense pesava 107Kg, o os seus adversários entre os 110 e os 129,7Kg) foi o poderio físico e técnico que fez o aveirense conseguir o feito inédito de, no mesmo fim de semana, conquistar a medalha de ouro no Nacional de Veteranos e a medalha de ouro no Torneio Costa Matos.

“Foi um fim-de-semana impecável. Venci todos os meus adversários, competi contra gente muito forte, tive a oportunidade de ver a evolução do Filipe em competição nos veteranos, e acima de tudo não me lesionei. Correu tudo muito bem este fim-de-semana. Agora é tempo de continuar o trabalho, com vista ao Campeonato Nacional Sénior, que se disputa no final do ano”.

Com estas conquistas, António Costa cimenta o seu lugar no ranking nacional sénior, aumentando assim o seu número de medalhas e o seu palmarés.

“É importante conquistar medalhas para mim, para Aveiro e para os aveirenses. Mas é importante ver que recuperei muito bem da operação que tive, e isso devo-o aos fisioterapeutas que me acompanharam na recuperação, o Rafael e o João. Eles foram fantásticos. Tenho que agradecer também aos meus atletas que me tem ajudado a treinar muito e bem, bem como á família que nunca me abandonou e aos amigos. Estes títulos são deles. Um obrigado especial à Carla, por tudo o que me tem apoiado e “aturado” neste regresso gradual à forma”.

Entretanto na passada Sexta-Feira foi dia de exame de graduação de Judo na ARC Barroca. Os atletas propostos a exame, e que já tinham cumprido o número mínimo de treinos, tiveram que demonstrar o que tinham aprendido ao logo do tempo de prática.

Leonor Pinto, Tomás Marques, Miguel Russo, Matilde Valente e Vasco Pires, foram graduados para cinto branco com uma fita. Andreia Morgado e André Morgado foram graduados em cinto branco com duas fitas. Destaque para André Pires que foi graduado para cinto Branco e Amarelo.

Este é um projeto recente, mas que tem dado frutos, já que são vários os atletas que tem vindo a conhecer o Judo.

António Costa, treinador responsável pelo Judo, era um homem feliz no final. “É muito bom vê-los a crescer no Judo. Recebi o convite da dona Luísa Gonçalves, que tem sido a grande dinamizadora do clube na vertente de Judo, e começamos a prática recentemente. Mas o entusiasmo de atletas, pais e da direção do clube é contagiante, o que nos ajuda a trabalhar com mais alegria”.

Dia 21 de Maio o clube vai levar a cabo um Workshop de Defesa Pessoal para mulheres.

 

Texto: AAUAV