Joaquim Evangelista denuncia "drama inqualificável" no Beira-Mar. Omar chama-lhe "idiota irresponsável". "Eu próprio vou ao supermercado comprar comida para os jogadores" - Omar Scafuro.

2015-03-20 19:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato de Jogadores de Futebol Profissional (SJFP), afirmou ter encontrado hoje, em Aveiro, um cenário 'terceiro-mundista', após reunião mantida com elementos do plantel profissional de futebol.

Anunciou a realização de uma Conferência de Imprensa para o próximo domingo de manhã às 10h00, antes do jogo da equipa aveirense com o Benfica B, no EMA (11h15). "Todos os cenários estão em aberto", garantiu. "O jogo pode estar em causa", vincou.

Diz que encontrou em Aveiro "uma situação dramática". "Isto está mesmo mal. Há casos pessoais dramáticos, pessoas a passar mal, completamente abandonadas. O Presidente da SAD não dá a cara", acusou, prometendo alertar a Liga e a Federação "ainda hoje" para o 'drama' do Beira-Mar. "Isto é do pior que pode acontecer no futebol. É uma situação inaceitável, inqualificável. O Beira-Mar está completamente abandonado, sem regra. Se não fosse o treinador e a solidariedade entre jogadores esta equipa já tinha desaparecido", referiu.

O Sindicato "vai actuar, ajudar, dar respostas a cada um dos jogadores aflitos, sem prejuízo de accionar o Fundo de Garantia Salarial. As entidades responsáveis têm de tomar uma posição séria para resolver este problema dramático. Os jogadores nunca quiseram deixar de treinar mas, estamos a falar de homens desesperados que vivem um grande drama. Apesar de tudo, querem honrar a sua profissão e atendendo à minha presença, decidiram regressar aos treinos. Estamos a falar de jogadores sem dinheiro para tomar o pequeno almoço, sem dinheiro para as deslocações. Estamos a falar de terceiro mundismo". O plantel decidiu terminar com a greve depois de uma reunião mantida com o Presidente do Sindicato.

Omar Scafuro, Presidente da SAD do Beira-Mar, confrontado pela Terra Nova com o 'problema e contestação', reagiu energicamente.

Chamou "idiota" a Joaquim Evangelista. "Ele teve declarações irresponsáveis, sem nexo. Ele é um idiota", disse, recordando que no Beira-Mar "quem sempre deu a cara fui eu, talvez o único. Os jogadores não passam fome. Isso é mentira. Eu próprio vou ao supermercado, às compras, com eles. Pessoalmente vou fazer-lhes as compras para lhes dar de comer porque o Beira-Mar não tem dinheiro. Pergunte aos jogadores quem é que lhes vai comprar o comer", desafiou.

"O Evangelista, que está tão preocupado com os jogadores, que se preocupe com ele. O Beira-Mar é que se sente abandonado", disse.

"O Capitão da equipa nem me ligou na terça-feira a informar que iam entrar em greve. O Evangelista veio aqui hoje e nem teve a educação para me telefonar para conversar. Não teve essa dignidade. Veio cá só para fazer críticas. Comportou-se como um idiota. Eu sou o único que se preocupa com os jogadores, sem ajuda de ninguém. Se não querem ajudar, perfeito, mas, ao menos não critiquem".

Questionado sobre o recente comunicado emanado da Direcção do clube a demarca-se da SAD, assumindo uma roptura com Omar Scafuro e a sua gestão, disse que não abandona a SAD. "A Direcção não tem moral para nada. Se o Beira-Mar está nesta situação miserável a responsabilidade é dos antigos diretores que apoiaram esta Direcção actual. Eu sou sócio e tenho o direito de perguntar o que é que eles fizeram neste último ano para ajudar o Beira-Mar. Nem o PER souberam resolver. Só falam de mim, porque é que não falam deles? Só souberam invadir o meu escritório para me agredir e roubar. Não querem ir para o Camarote Presidencial? Melhor, só lá vão para dar azar e para desejar a derrota da equipa", referiu.

Questionado se tem condições para continuar à frente da SAD, reiterou que sim. "Não sou eterno mas lutarei até ao fim para encontrar uma boa solução para esta SAD. Vou até ao fim", garantiu.