Ílhavo: Autarquia suporta restauro de peças do futuro Centro para a Valorização e Interpretação da R.eligiosidade ligada ao Mar.

2021-02-20 07:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou o apoio de 41.750 euros para permitir o restauro de 33 peças do Património Religioso, espólio da Fábrica da Igreja Paroquial de Ílhavo, que irá integrar o espólio museológico do futuro Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade ligada ao Mar (antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo), a inaugurar em breve.

A Autarquia assume o investimento inerente a estas intervenções de restauro, “face inexistência de disponibilidade orçamental” da Fábrica da Igreja Paroquial para a realização desta despesa.

“As peças religiosas selecionadas para integrarem o discurso expositivo do novo espaço museológico e interpretativo resultam de um processo pormenorizado de avaliação, num trabalho conjunto entre uma Comissão da Diocese de Aveiro e os Conservadores do Museu Marítimo de Ílhavo, tendo sido feita, igualmente, uma seleção dos bens que necessitavam de intervenção de restauro urgente, e sem a qual não seria viável a sua exibição em exposição”.