Gafanha do Carmo festeja os 50 anos da ordenação do Padre João Gonçalves.

2019-12-19 08:27

Categoria: 

Concelho: 

A Gafanha do Carmo recebe a celebração que assinala os 50 anos da ordenação do Padre João Gonçalves.

A diocese de Aveiro tem este fim de semana momentos festivos pelos 50 anos das ordenações dos Padres Querubim Silva e João Gonçalves.

No sábado, D. António Moiteiro preside à Missa de ação de Graças na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro | Santa Joana), às 11h00.

Após a Eucaristia, a que se associam também os padres José Manuel Pereira, Fausto Oliveira e José Camões, colegas de curso, os sacerdotes deslocam-se ao cemitério central para depor uma flor no túmulo de D. Manuel de Almeida Trindade, que os ordenou.

Aquele que foi Bispo de Aveiro de 1962 a 1988 e que morreu em 2008 também foi ordenado padre a 21 de dezembro (de 1940).

Sábado, dia 21, pelas 17h00, o Padre Querubim preside à Eucaristia na igreja matriz de Angeja, seguindo-se um convívio no polidesportivo local.

No dia 22, domingo, pelas 11h00, o Padre João Gonçalves concelebra a Eucaristia na sua terra natal, a Gafanha do Carmo, seguindo-se um almoço-convívio no salão paroquial.

Ambos os sacerdotes deixaram claro que não querem receber prendas pessoais neste jubileu. Querubim Silva sugere que eventuais ofertas monetárias sejam entregues para as obras sociais da paróquia de Angeja.

Quanto a João Gonçalves sugere ofertas em géneros alimentares, produtos de higiene ou outros, que serão destinados aos presos e a pessoas carenciadas acompanhadas pelas Florinhas do Vouga.