Gafanha da Nazaré: Faleceu antiga atleta olímpica Teresa Machado.

2020-02-28 21:17

Categoria: 

Concelho: 

Morreu a atleta olímpica Teresa Machado.

Depois de vários anos a lutar contra uma doença oncológica acabou por não resistir com o agravamento da condição de saúde nas últimas semanas.

Teresa Machado, natural da Gafanha da Nazaré, fica na história como a atleta que, na região, mais alto chegou na carreira com presença sucessiva em várias olimpíadas.

 A atleta participou em quatro edições dos Jogos Olímpicos, 7 Campeonatos do Mundo, 3 Campeonatos da Europa e 5 Campeonatos Ibero-Americanos.

Campeã nacional de disco e peso foi um exemplo de resiliência num tempo em que a prática desportiva nem sempre se fez nas melhores condições.

Recentemente foi mesmo distinguida como exemplo dessa tenacidade e viu o nome atribuído ao pavilhão da secundária da Gafanha exatamente para que os alunos fossem inspirados pelo exemplo.

Foi mesmo das últimas aparições públicas a par de uma homenagem surpresa na sede da Junta de Freguesia com a presença de Rosa Mota (na foto).

O Executivo da Junta de Freguesia e a Direção do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré justificam o batismo do Pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré tendo como “Patrono” a atleta olímpica Teresa Machado pelo exemplo de vida.

“É exemplo dessa resiliência, distinguindo-se pelos seus feitos extraordinários na área desportiva, dentro de portas e além-fronteiras, a nossa conterrânea e ex-aluna da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, Teresa Machado”.

Teresa Machado começou aos 15 anos a distinguir-se no andebol, durante as atividades letivas, perspetivando-se logo a sua apetência para o desporto.

“Depois de um profícuo trabalho, com aquele que foi o seu único técnico na carreira, Júlio Cirino, atingiu em 1990 provas internacionais de grande renome, como sendo o Campeonato Europeu de Atletismo em Split”.

O ponto alto surgiria em 1996 com o apuramento para a final dos Jogos Olímpicos de Atlanta onde se classificou entre as 10 melhores atletas olímpicas.

No ano seguinte, viria a ser 6.ª classificada nos Mundiais de Atenas, Tendo também ganho três Campeonatos Ibero-Americanos.

Foi Campeã Nacional durante 21 épocas seguidas nas duas modalidades, lançamento do peso e lançamento do disco, entre 1987 e 2007.

Obteve 18 títulos nacionais no disco, 16 títulos nacionais no lançamento do peso ao ar livre e 19 títulos nacionais no lançamento do peso em pista coberta.

Foi a atleta nacional mais titulada nas duas modalidades e o record do lançamento do disco, com 65,40 mts, ainda hoje está na sua posse.

Foi porta estandarte da bandeira nacional no Campeonato do Mundo de Atenas.

Foi duas vezes galardoada com a mais alta distinção do Sporting Clube de Portugal, o “Prémio Stromp”.

Do desporto não ficaram apenas memórias positivas e a fase final da carreira trouxe à tona as dificuldades dos atletas em transição para uma nova vida.