Exposição 'Avenida. Uma história com futuro' é inaugurada na sexta-feira em Aveiro.

2020-09-01 15:59

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugura na sexta-feira, 04 de setembro, pelas 18h00, na Galeria do Edifício da Antiga Capitania, a exposição 'Avenida. Uma História com Futuro'. Esta exposição "é um contributo para aprofundar o conhecimento da história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e da obra de requalificação urbana que se encontra já em execução".

Na mostra será possível percorrer toda a cronologia de evolução desta artéria, "que se confunde também com o desenvolvimento urbano" de Aveiro, sendo por isso "uma peça fundamental na história do Município".

"Tal como acontece com a qualificação em curso, a Avenida nasceu de uma aposta disruptiva, olhando para um futuro de que se queria ser parte, tendo alcançado esse objetivo com as dinâmicas e as opções que em cada tempo se foram tomando". Esta exposição vai usar dois dos edifícios que marcam os extremos nascente e poente da Avenida, a antiga Capitania e a antiga Estação da CP, "e é um convite a usarmos a história como instrumento de atratividade e marketing territorial da própria Avenida".

A obra de requalificação urbana, em curso, da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, é um investimento da CMA de 4.207.972,41€, que está a ser executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., e com um prazo de execução de 16 meses.