Estarreja acolhe o Campeonato Europeu de Andebol Adaptado.

2018-01-27 10:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Integrado no já prestigiado evento desportivo GarciCup, no final de Junho, o concelho de Estarreja será palco do 3º Campeonato da Europa Masculino e do 1º Campeonato da Europa Feminino.

José Costa Pereira, Presidente da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental, rejeita o termo “inclusão” (uma vez que este implica necessariamente a exclusão) e elogia o município de Estarreja por acolher projetos desta natureza, uma vez que, já em 2013, aqui se tinha realizado um campeonato da Europa para nadadores com Síndrome de Down.

Acredita no sucesso da prova em ano marcado por três eventos internaconas em Portugal (com áudio).

No setor masculino, e regressando ao andebol, a equipa portuguesa, bicampeã na modalidade, enfrentará seleções de renome como a Rússia, França e Polónia. No lado feminino, ainda não estão garantidas as seleções suficientes para a concretização do campeonato, sendo que, caso tal não seja possível, realizar-se-á um challenge, como sucedeu há 4 anos, em Vila Nova de Gaia.

António Costa Pereira, selecionador nacional da equipa masculina, não esconde a ambição em alcançar a 3ª vitória na prova, conquistando o tricampeonato, depois dos triunfos em 2015 e 2017.

O responsável dos atletas lusos fala ainda de uma “grande responsabilidade, agora que a seleção portuguesa jogará em casa, diante dos seus adeptos”.

Joaquim Escada, Coordenador do Projeto Andebol4All e representante da Federação Portuguesa de Andebol mostrou-se satisfeito e entusiasmado com a recetividade do município para este evento e apelidou-o como a “cidade do desporto e do andebol”.

Antes de lembrar que Estarreja tem “4 clubes em atividade no andebol, não havendo muitos municípios com esta dinâmica”, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Adolfo Vidal, frisou a “responsabilidade que os poderes públicos e as autarquias têm e devem ter neste tipo de iniciativas” e da “importância do andebol, do desporto em geral e deste trabalho de inclusão”, recordando o contributo recorrente de Estarreja.

“Nesta nova vida do GarciCup, com organização da Câmara Municipal de Estarreja e apoio dos 4 clubes do concelho - Artística de Avanca, Arsenal de Canelas, Cultural de Salreu e Estarreja Andebol Clube -, integrar este campeonato é uma mais-valia evidente para o torneio, para Estarreja, para o Andebol e para Portugal”, acrescenta.

Os Campeonatos de Andebol Adaptado decorrerão paralelamente ao GarciCup – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja, que decorrerá entre os dias 27 de junho e 1 de julho.