Dezenas de velejadores de vela ligeira e adaptada participaram na “Regata Santa Joana/Universidade de Aveiro”.

2019-05-09 09:28

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 80 velejadores participaram na tradicional “Regata Santa Joana/Universidade de Aveiro”, prova realizada em parceria pelo Núcleo de Desportos Náuticos da Associação Académica da Universidade de Aveiro e Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.

Marcaram presença na prova velejadores do Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube Naval Povoense, Clube Naval São João do Porto, Escola Nacional de Vela Adaptada, Náutica Desportiva Ovarense, Clube Náutico Boca da Barra, Clube Vela da Costa Nova, Clube Naval de Leça, para além dos velejadores do SCA/AAUAv.

De referir ainda a ausência na prova de vários velejadores do SCA/AAUv, dada a sua participação em provas de apuramento nacional da Classe Optimist em Leixões (que contou com Optimists de competição do clube) e da classe Vaurien na Figueira da Foz.

Na classe mais jovem (Optimist), Anastácia Kovalchuk (CNP) venceu no grupo Escolas de Vela, Henrique Simões (CVCN) venceu no grupo Iniciados e António Guedes (CVCN) venceu no grupo Optimist competição.

Nas restantes classe, os lugares mais altos do pódio foram para Mário Herdeiro/João Neiva na classe 470 (SCA/AAUAv), Margarida Bismarck/Rita Nunes (SCA/AAUAv) na classe Vaurien, Serafim Nunes (CNP) em Laser Standard, Alfredo Silva (NADO) em Laser Radial, Lara Bizarro (CNBB) em Laser 4.7 e Tiago Rodrigues (CNL-SCA/AAUAv) em Raquero.

Para a classe Hansa 2.3, esta prova constituía a “4ª Prova do Campeonato Regional” (PCR) da classe, com a vitória a sorrir ao velejador aveirense João Gonçalo que venceu as 3 regatas da prova, com os seguintes lugares do pódio a serem fechados por velejadores da Escola Nacional de Vela Adaptada (ENVA).

Já na Classe Hansa 303 solitário, o povoense Luis Martins foi o vencedor da regata.

Os prémios foram produzidos pela Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Aveiro em mais um momento solidário e que permitiu assim um “pequeno contributo para a instituição”.

Na entrega de prémios da regata, para além do Director do Sporting Clube de Aveiro, Nuno Silva, marcaram presença Rosário Carvalho Vereadora da Câmara Municipal de Aveiro, Fernando Marques Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Ana Martin do Núcleo de Desportos Náuticos, Jorge Figueiredo Presidente da APCA, José Pedro Fernandes Presidente da APPACDM, para além do árbitro Carlos Moreira.