"Destacamos que as beatas são o resíduo que mais se encontra nas praias" - Carlos Rocha (JF Gafanha da Nazaré).

2019-08-06 15:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré classifica os 50 litros de beatas recolhidos na praia da Barra como sinal de que é muito por fazer em matéria de educação ambiental.

Tendo sido galardoada, em Junho, como Eco-Freguesia, pela Associação Bandeira Azul Europa, no seguimento de uma candidatura relativa a boas práticas realizadas pela Freguesia em parceria com a comunidade local, associações e outras entidades, a Gafanha da Nazaré insiste na sensibilização dos veraneantes.

Durante a ação foram distribuídos eco-cinzeiros de bolso a fumadores. Também foram disponibilizados em todos os bares de praia, cinzeiros de bolso e cinzeiros fixos.

Desde 2016 com presença em programas como a “Caça à Beata”, na Praia da Barra, em parceria com a sociedade civil, a autarquia explica que em hora e meia foram recolhidas cerca de 24 mil beatas.

Do areal a campanha passou para os arruamentos da praia e o número de beatas recolhidas passou a ser “o maior de sempre”.

As beatas recolhidas nesta ação vão para a Missão Beatão e seguem para valorização energética, sendo por isso desviadas de aterro.

Num agradecimento aos voluntários e aos coletivos presentes, Carlos Rocha aposta na sensibilização como arma para o futuro.

“Destacamos que as beatas são o resíduo que mais se encontra nas praias, a cada minuto 7000 vão parar ao chão, só em Portugal. Uma beata contamina 50 litros de água, com mais de 4700 substâncias tóxicas. As beatas são responsáveis pela morte de mais de 1 milhão de animais marinhos e mais de 100 000 mamíferos”, justifica a Junta.