Costa Nova: Mar desafiante no primeiro dia do Mundial de Kneeboard.

2022-09-13 06:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Apesar das ameaças da tempestade Danielle, as condições climatéricas e do mar estiveram à altura e os Kneeboard Surfing World Titles puderam arrancar sem sobressaltos de maior.

O mar na praia da Costa Nova, em Ílhavo, mostrou o seu enorme potencial para a prática do surf e foi possível realizar a primeira ronda da categoria Open, com o campeão nacional Pedro Velhinho a assegurar a passagem à ronda seguinte, mantendo-se na luta pelo título mundial.

A Selecção Portuguesa conseguiu desempenho positivo, com a passagem à fase seguinte de sete dos seus 11 atletas.

O primeiro dia de competição foi descrito por Jim Brown, presidente da World Titles Kneeboard Surfing, como “muito trabalhoso, desafiante, satisfatório e, no final, está tudo com um sorriso no rosto”, apesar da chuva, do vento e do mar muito exigente.

Estiveram 78 surfistas em prova, num total de 30 baterias, em que foram surfadas 254 ondas.

De todas as ondas surfadas, a mais pontuada foi a do norte-americano Samuel Coyne (na foto), que mereceu dos juízes uma nota de 7.00 pontos.

“Eu estava muito atrás, quase fora da zona de competição, e, quando estava a tentar regressar à zona de competição surgiu essa onda que deu para fazer múltiplas manobras”, contou, no final, esboçando um sorriso.

Ainda assim, para o surfista de 32 anos, “foi muito difícil, porque até quase fui mandado para fora da zona de competição”, mas, mesmo assim, “na maior parte do tempo o mar tem estado muito bom”.

Samuel Coyne, com alguma ironia, afirma que as suas expectativas para a competição Open é a de “apenas melhorar um lugar, em relação ao campeonato da Nova Zelândia”. É que nesses Kneeboard Surfing World Titles, o norte-americano ficou em segundo lugar.

Já na categoria Senior, Coyne enfrenta apenas um adversário, o neo-zelandês Kelvin Weir, e tem boas expectativas.

O engenheiro informático que vive na Nova Zelândia, ironiza e revela que tem competido muito contra o adversário. “Acho que levo alguma vantagem nesse confronto”.

Uma palavra ainda para o sul-africano Lester Sweetman pelo melhor score do dia, com 10.75 pontos e ainda pela segunda melhor onda, com 6.00 pontos, a par do compatriota Anton Wiersma.

Um dos atletas mais jovens fala da sua experiência na Costa Nova.

Diz que a vida na região propicia essa prática desportiva na região de Aveiro (com áudio)

Aos 71 anos, João Boavida diz que o kneeboard tem sido um desafio á sua medida.

Uma forma de manter a ação (com áudio)

A Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação realça a importância do evento para a freguesia.

Augusto Rocha admite tratar-se de uma oportunidade.

Uma forma de promover uma praia já conhecida mas cada vez mais projetada no mundo (com áudio)

A competição prossegue, esta terça, com a segunda ronda da categoria Open, estando a chamada marcada para as 9h00, para dar início à competição meia-hora depois

 

 

 

 

 

foto: Rodrigo Ramos