Conferência internacional debate em Aveiro produção de algas.

2016-09-27 10:18

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe o debate sobre o cultivo de algas. Num momento em que se anunciam novas medidas de apoio à aquicultura e começam a surgir empresas que se dedicam ao cultivo de algas, sobretudo de macroalgas, um encontro internacional em Aveiro discute este tipo de aquicultura, com apoio da Universidade de Aveiro (UA).

Empresas e investigadores, portugueses e estrangeiros, juntam-se no “Seagriculture – 5º International Seaweed Conference”, esta terça e quarta, no Hotel Meliá. Ribau Esteves (Aveiro) e Fernando Caçoilo (Ílhavo) marcam presença na abertura. O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, estará presente no jantar de encerramento do primeiro dia de trabalhos.

No “Seagriculture” participam investigadores da UA ou parceiros da UA em vários projetos, como é o caso da AlgaPlus, empresa instalada na região e também ela parceira do encontro. A empresa produz macroalgas em regime de aquicultura multitrófica integrada (IMTA), ou seja, um regime de produção de mais de uma espécie que procura o aproveitamento de todos os recursos, o equilíbrio ambirntal e a sutentabilidade.

No encontro vão participar ainda investigadores das universidades de Coimbra, Porto e Minho, para além da UA. Os grandes temas para discussão já estão definidos: Biologia das algas marinhas, legislação e certificação, economia e cultivo de algas marinhas, a tecnologia na base do cultivo de algas marinhas, cultivo de algas marinhas para produtos de alto valor acrescentado.