Conferência internacional de bibliotecas debate futuro em contexto de pandemia.

2021-06-17 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro inicia, hoje, dois dias de encontro sobre o futuro das bibliotecas municipais no contexto da pandemia.

Os trabalhos decorrem no Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora – com a III Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, subordinada ao tema “O novo normal”, nos dias.

O tema escolhido pretende refletir sobre o papel das Bibliotecas em contexto de Pandemia e perspetivar a forma como este “novo normal” transformou as Bibliotecas em centros locais de ajuda, a nível nacional e internacional.

O público alvo do evento são bibliotecários e a Conferência conta com a parceria da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O programa integra as principais Entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor, que participam enquanto oradores e moderadores, bem como especialistas de todo o mundo na área da biblioteconomia que irão apresentar projetos e refletir sobre estratégias e boas práticas para as Bibliotecas Públicas.

A III Conferência Internacional [Re]pensar a Biblioteca Pública: o “novo normal” promove, ainda, uma “Biblioteca de Ideias”, um espaço dedicado à apresentação de projetos nacionais, inovadores, partilha de experiências e boas práticas sob a forma de Pitch.

A integração desta ação na Conferência da Região, pretende valorizar iniciativas desenvolvidas nas Bibliotecas Públicas ou Redes de Bibliotecas das Comunidades Intermunicipais espalhadas pelo país.

No arranque deste evento, a CIRA e a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas celebrarão um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da CIRA, com vista ao desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços partilhados, a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade e de promoção de identidade regional.

No dia 19 de junho, de manhã, haverá um Programa Social para todos os participantes, proporcionado pelos Municípios de Águeda, Estarreja e Murtosa, que permitirá conhecer melhor a região da ria.

Os trabalhos arrancam às 14h30.