Clube de Vela Costa Nova organizou prova de apuramento regional da Classe Optimist.

2015-10-12 13:42

Categoria: 

Concelho: 

O Clube de Vela Costa Nova recebeu a 1ª Prova de Apuramento Regional da Classe Optimist. As provas decorreram durante o fim-de-semana. Foram doze os clubes presentes da região norte com 76 velejadores de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, distribuídas por duas classes.

O grupo A era constituído pelos velejadores que já tinham participado noutras provas de apuramento e o grupo B por velejadores que realizam a sua primeira regata. Assim, eram 51 velejadores inscritos na classe A e 25 na classe B.

As regatas realizaram-se na zona lagunar da Costa Nova do Prado e, no sábado, com maré cheia, vento de quadrante sudoeste e com uma intensidade de 15 nós, realizaram-se 3 regatas.

Assistiu-se desde a primeira regata a uma forte competição entre os diversos clubes com destaque para o velejador Diogo Sampaio, do Clube de Vela Atlântico, e para Alex Baptista, do Clube de Vela Costa Nova. No domingo com vento do mesmo quadrante, mas com intensidade de 10 nós, realizaram-se duas regatas. Nos dois dias realizaram-se 5 regatas que validaram assim, a prova de apuramento regional na classe de Optimist.

Os velejadores do Clube de Vela Atlântico foram os grandes vencedores com posições nos quatro primeiros lugares. No quinto lugar classificou-se Alex Bapista, (primeiro do Clube de Vela Costa Nova), pois um problema técnico na sua embarcação, levou à sua retirada na terceira regata.

No género feminino, as velejadoras Carolina Campos, do Sport Clube do Porto, e Lara Bizzaro, do Sporting Clube de Aveiro, foram as primeiras classificadas na classe A e na classe B respetivamente.