Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto retomou provas de xadrez.

2022-06-07 09:49

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto retomou as edições do torneio de xadrez.

Após uma pausa de 3 anos, devido à pandemia, o IV Torneio da Senhora do Pranto retomou os encontros presenciais com um total de 54 xadrezistas dos escalões sub08, sub10, sub12 e sub14 anos de toda a região para a disputa dos vários títulos individuais.

Marcaram presença atletas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, do Clube de Xadrez do Oliveira do Bairro Sport Clube, do Clube dos Galitos (Aveiro), do Clube de Xadrez do ATL da Coutada (Ílhavo), do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro), do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro e do Clube de Xadrez da Senhora do Pranto (Ílhavo).

Ao fim de 6 rondas o xadrezista Eduardo Ferreira, do CX Colégio Português, sagrou-se campeão invicto com 6 vitórias; seguiu-se no 2.º lugar a jovem Ewa Dabrowska, do CX AEscolas de Aveiro, com apenas uma derrota, diante do campeão; e em terceiro ficou outro atleta do CX AEscolas de Aveiro, Benjamim Valente, que somou também 5 vitórias para alcançar o 3.º lugar da classificação geral.

A organização do torneio foi levada a cabo pelo Clube de Xadrez da Senhora do Pranto, em parceria com a Associação de Pais da Senhora do Pranto e a Edubox, contando ainda com o apoio do Agrupamento de escolas de Ílhavo e da Fábrica da Ciência Viva de Aveiro.

Fundado no ano de 2017 o Clube de Xadrez da Senhora do Pranto conta atualmente com quase duas dezenas de crianças dos 5 aos 10 anos a frequentar semanalmente as aulas de xadrez nesta escola.

Seguem-se torneios em Espinho, Oliveira do Bairro, Pombal, Estarreja e um regresso a Ílhavo, a 2 de Julho, para o Torneio de Xadrez da Coutada (torneio aberto sub14).