Centenas de atletas e seleções no GarciCup em Estarreja.

2019-06-26 16:04

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja é, por natureza, um concelho do Andebol. Mas aproximam-se dias de grande entusiasmo e de “demonstração da vitalidade da modalidade”. A 10.ª edição do GarciCup – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja começa no sábado, dia 29, para cinco dias de competição e fairplay - que incluem por exemplo o 4Nations Cup com quatro seleções nacionais -, convívio e muita animação, onde não faltará a música, com concertos de Mastiksoul (dia 30) e Sippinpurpp (1 julho).

Este é o torneio que melhor conjuga competição com animação, no encerramento da época desportiva. Com mais de 100 equipas - nos vários escalões (minis, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos), seleções de vários países e equipas de andebol adaptado -, 1500 atletas, 300 jogos, 10 campos, numa organização da Câmara Municipal de Estarreja, em conjunto com os clubes de andebol do Concelho, o grande motor da modalidade em Estarreja.

A abertura oficial decorre no sábado, a partir das 21h00, com arruada desde a Garci Fun Zone, no Parque Municipal do Antuã, até à Praça Francisco Barbosa, onde atletas, corpos técnicos, familiares, estarrejenses e visitantes, podem assistir a um espetáculo piromusical. Aliando música, muita luz, cor e efeitos pirotécnicos, tendo como cenário o edifício dos Paços do Concelho, este será um momento memorável que promete encantar os presentes. A festa de abertura continuará na Garci Fun Zone.

“Aproxima-se em Estarreja uma semana de grande movimento, desporto disputado na mais elevada qualidade e atividades dedicadas aos jovens atletas. Benfica, Sporting, Porto e ABC, são só alguns dos motivos que fazem deste o melhor torneio nacional! Somos inclusivos, interativos, internacionais e intensos em atividade desportiva”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, que reforça a presença de “centenas de atletas que durante 5 dias levam o andebol ao expoente máximo, num turbilhão de atividade e alegria! É num ambiente festivo, que se vive o Garcicup!”.

Na Cidade do Desporto e do Andebol, a bola é lançada já na sexta-feira, dia 28. O GarciCup’19 terá, mais uma vez, competição internacional de alto nível, com a presença das seleções de Portugal, Japão, Argentina e Islândia, que vêm disputar o Torneio 4Nations, no escalão Sub-21 Masculinos, antes de participarem no Campeonato do Mundo, que se realiza em Vigo, em julho. O Pavilhão Municipal de Estarreja será o palco da competição com os jogos Argentina – Islândia, às 18h00, e Portugal – Japão, às 20h00, na sexta-feira. As partidas serão transmitidas na AndebolTV.

Também a Seleção Nacional de Sub-17 Femininas de Portugal estará presente para um estágio em Estarreja e vai disputar o Torneio GarciCup.

O Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, Gonçalo Carvalho, destaca as “excelentes condições” proporcionadas, mais uma vez, a todos os Agentes de Andebol neste evento. “Teremos mais um ano a nossa Seleção Sub-21 a estagiar, desta vez antes de partir para o Campeonato do Mundo”, o que “demonstra existir uma forte credibilidade por parte da nossa Federação de Andebol de Portugal no poder organizativo do Município”.

“A resiliência por parte do Município de Estarreja, de querer melhorar as condições tanto desportivas como logísticas, ano após ano, para que os jovens tenham um final de época em pleno, só pode ser vista como uma aposta clara no Andebol”, considera Gonçalo Carvalho, para quem “Estarreja é sinónimo de Andebol”.

Para Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, o GarciCup é “uma demonstração de vitalidade e de entusiasmo na nossa modalidade. Esta foi uma época muito especial para o Andebol português, com campeonatos disputados, com a participação de sucesso de várias equipas em competições europeias e, mais recentemente, com o apuramento da Seleção Nacional Masculina para o Campeonato Europeu 2020, algo que já não acontecia há 14 anos”.

“Vamos aproveitar este momento e terminar a época com a Festa do Andebol. Estes dias transformam Estarreja na cidade do Andebol, com a cor e a alegria de milhares de jovens que durante estes dias convivem, trocam experiências e competem com o fair play que defendemos e nos caracteriza”, afirma o responsável máximo do andebol nacional.

O Garcicup sempre se afirmou como um torneio inclusivo, fazendo com que a maior festa do andebol chegue verdadeiramente a todos. Esta edição ficará marcada pela realização de duas competições de andebol adaptado, com o carimbo da ANDDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental: Campeonato de Portugal de Andebol de 7 e o Torneio de Andebol de 5. Os jogos decorrem no Pavilhão do Clube Cultural e Desportivo de Veiros, no sábado, dia 29, entre as 14h e as 18h.

À dinâmica desportiva usual é associada a animação e diversão garantida, uma imagem de marca do GarciCup.

O andebol constitui a base do torneio, contudo o evento assume-se como um festival de verão, que oferece outros motivos para visitar Estarreja e para atrair outros públicos. O Parque Municipal do Antuã será o palco transversal do programa complementar.

Haverá animação contínua, desde salto vertical, autocarro panorâmico, travessia de arborismo, passeios de kart, escorrega de água 80 metros, canoagem, stand up paddle, zona balnear, insufláveis e carrinhos de choque, e atividades desportivas (ginástica rítmica, circuito, spinning, dancefusion, sambafitness e zumba).

O programa de animação noturna com concertos de Mastiksoul (domingo, dia 30) - um dos artistas mais respeitados a nível mundial e é, indiscutivelmente, o DJ n.º 1 em Portugal -, Dom Rubirosa + Convidados e Sippinpurpp - novo fenómeno do trap nacional (segunda, 1 julho), e uma Noite Néon com DJ Lady Scarf (terça, 2 julho). As entradas são livres.

A equipa organizativa continua a trabalhar para que o GarciCup seja o melhor torneio de Andebol de Portugal. Mantém melhorias decisivas implementadas o ano passado em áreas estratégicas: alimentação que será servida numa zona única, o Multiusos; transportes, com a criação da maior rede de transportes dedicados; e gestão desportiva, com horários mais flexíveis e que permitem que os participantes usufruam de toda a animação que é proporcionada em simultâneo.

A organização é da Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com os 4 clubes de Andebol do concelho - Associação Artística de Avanca, Estarreja Andebol Clube, Associação Cultural de Salreu e Arsenal de Canelas - e o apoio institucional da Associação de Andebol de Aveiro e da Federação de Andebol de Portugal.