Campeonatos distritais terminados. AFA lança prova facultativa para definir subidas.

2021-02-24 09:03

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Futebol de Aveiro não vê condições para levar os campeonatos até final nos moldes normais e depois de uma pausa prolongada desde novembro decidiu reformular os campeonatos.

Taças e supertaças canceladas, fim do campeonato sem lugar a despromoções e a criação de uma prova final, de acesso facultativo, para definir a subida ao Campeonato de Portugal é a solução encontrada pela AFA para esta época, a segunda marcada pela pandemia.

A direção diz ter tomado a decisão baseada na auscultação dos clubes.

“Já vamos com um ano de pandemia, sem público, sem a formação a competir e sem os bares abertos nos estádios. Ouvimos cada clube. Existe um sentimento de frustração e dificuldades acrescidas, para as quais têm contribuído as várias pré-épocas durante esta temporada e os vários adiamentos de jogos devido a casos Covid-19. Em face do atual confinamento e do calendário de jogos em vigor, não é possível enquadrar o mesmo no tempo que falta para terminar a época”, lamenta Arménio Pinho, presidente da AFA.

Com o fim dos campeonatos e o lançamento de uma prova de acesso facultativo, a AFA espera responder aos diferentes anseios.

“Apesar da pandemia Covid-19 ter impossibilitado o cumprimento pleno da verdade desportiva, é intenção da AFA relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes e decidir os referidos apuramentos em campo”.

As inscrições nesta prova facultativa podem ser formalizadas até esta quarta às 18h.

O formato a adotar será ajustado de acordo com o número de equipas inscritas, as quais iniciarão a sua participação com 50% dos pontos obtidos até à paragem dos campeonatos, corrigidos com o coeficiente obtido pelo número de pontos e jogos realizados.

A prova final disputar-se-á no Campeonato SABSEG, na 1.ª e na 2.ª Divisão Distrital e poderá arrancar em Abril ou Maio.