Campeonato Europeu de Karate Shotokan: Karateca aveirense Isabela Pinto em grande destaque.

2022-12-12 14:51

Categoria: 

Concelho: 

Isabela Pinto (14 anos), atleta da Academia de Karate Shotokan de Aveiro (AKSA), alcançou um feito inédito na modalidade, subindo ao pódio em 3 escalões diferentes.

A karateca aveirense sagrou-se Campeã Europeia de Kata Individual Juvenil (14-15), Vice-Campeã de Kata Individual Cadete (16-17 anos) e Campeã Europeia em Kata Junior Equipa (18-20 anos).

A competição realizou-se, entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Suíça.

Foi o Campeonato Europeu de Karate Shotokan.

Portugal participou com uma comitiva de 48 atletas.

Estiveram, no total, representados 30 países, num total de mais de 500 atletas apurados.

Também a seleção portuguesa de Karate Shotokan, conseguiu, pela primeira vez na história da modalidade, um primeiro lugar na competição, com um total de 10 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze.

Nas palavras do 'Sensei' Victor Dinis, treinador da AKSA e Selecionador Nacional de Kata (em cessação de funções, após 27 anos dedicados à formação e excelência), este sucesso “resulta de um trabalho consistente, contínuo e em linha com os pilares da disciplina: Carácter, Sinceridade, Esforço, Ética, Auto-Controlo”, vincou. O treinador sublinha que “tal só foi possível graças à dedicação e sacrifício dos atletas, das equipas técnicas e das famílias, numa modalidade que em Portugal continua a não reunir os apoios e a visibilidade que merecem, tendo em conta os bons resultados obtidos e o papel que desempenha na formação integral dos nossos jovens”.