Basquetebol: Illiabum na final da Taça com vitória sobre o Galitos no prolongamento.

2018-03-17 17:30

Categoria: 

Concelho: 

O Illiabum apurou-se, esta tarde, para final da Taça de Portugal em Basquetebol ao bater nas meias o Galitos, do Barreiro, por 100-93.

Foi um grande espetáculo com prolongamento e momentos agónicos como o lançamento triplo de Carlos Cardoso que levou a equipa de Ílhavo à igualdade no último segundo do encontro.

Vitória do querer de um Illiabum que pareceu mais desgastado a falhar lançamentos fáceis e a marcar lances “impossíveis”.

Carlos Cardoso (Litos) foi a grande figura da equipa de Ílhavo ao conseguir 17 pontos dos quais 11 consecutivos, na fase decisiva da partida, vários triplos, e um sangue frio digno de um atleta experiente.

Jeffrey cotou-se como o melhor marcador com 28 pontos em mais uma tarde de inspiração mas em que o desgaste físico mais pesou.

Melhor no primeiro tempo o Galitos, viragem no marcador do Illiabum no terceiro período e equilíbrio no quarto com superioridade do Galitos e muito “coração” dos ilhavenses no último minuto.

O prolongamento caiu para o lado do Illiabum que teve nos jovens atletas portugueses pilares decisivos, a par do trio de atletas da ex-Jugoslávia e no Norte-Americano Jeffrey o homem dos momentos brilhantes.

Pedro Nuno consegue a final e o Illiabum regressa aos momentos decisivos depois de duas finais que disputou no seu historial, ambas com derrota num palmarés que inclui triunfo numa Supertaça.

“Foi um jogo emotivo em que mostramos grande carácter. Fizemos uma primeira parte medíocre. Na segunda parte mudou a atitude e a defesa. Quanto ao Litos mostrou ter grandes colhões. Ele dizia que gostava de assumir os tiros e há coisas que nascem contigo. Fez uma primeira parte muito má e uma segunda fabulosa. Parabéns ao Galitos e parabéns aos nossos adeptos a quem dedico a final”.

Diogo Araújo, atleta do Illiabum, refere a confiança dada aos mais jovens. “Sinto-me bem porque a nossa equipa é das mais jovens da Liga. Não a estamos a deixar mal. Gostávamos muito de levar a Taça para Ílhavo”.

Carlos Cardoso, figura nesta partida, refere a crença ilhavense. “Estava cheio de vontade. Todos os jogadores sonham com estas bolas que fazem de nós melhores jogadores”.

André Martins, técnico do Galitos, queixou-se da equipa de arbitragem. “Houve dois lances no final que não nos deixaram ir à final. Foram erros gravíssimos de arbitragem”.