Basquetebol: Ílhavo recebe estágios das seleções.

2021-05-31 17:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo foi o palco escolhido para a realização do estágio de verão da Seleção Sénior Feminina que decorrerá até ao dia 4 de junho e integrará três jogos de preparação com a seleção japonesa, a realizar em Yokahoma, nos dias 10, 12 e 13 de junho.

Este estágio antecipa o da Seleção Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol que escolheu igualmente o Município de Ílhavo como quartel general entre os dias 5 e 17 de julho.

Das 16 atletas escolhidas pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, para integrarem este estágio de verão da Federação Portuguesa de Basquetebol, a seleção nacional conta com a presença da atleta internacional Joana Soeiro, natural da Gafanha da Nazaré e formada na secção de basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha (GDG) e recentemente sagrada campeã pelo Benfica.

Depois de uma ação de formação realizada no sábado de manhã, no Pavilhão Municipal da Gafanha da Nazaré, com crianças do minibasquetebol do GDG e do Illiabum Clube, a seleção foi recebida, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Fernando Caçoilo deu as boas-vindas à comitiva, desejou os maiores sucessos desportivos e competitivos para a equipa e sublinhou a importância da presença da Seleção Nacional no Município como reflexo das políticas desportivas e de promoção da atividade física que a Autarquia e os Clubes e Associações têm desenvolvido, numa relação estreita e permanente, sem esquecer que Ílhavo é reconhecido e certificado como Município Amigo do Desporto.

Entre as 23 modalidades praticadas no Município e que compõem a oferta desportiva dos Clubes e Associações, o Presidente da Câmara vincou a importância do basquetebol como uma das "modalidades de excelência", com diversos títulos nacionais e regionais, um “viveiro” de atletas de elite, como o caso da Joana Soeiro e do Francisco Amarante.

Esta realidade ficou espelhada na divulgação à Seleção Nacional do projeto, que conta com a parceria da Federação Portuguesa de Basquetebol, de construção de quatro campos de 3x3BasketArt, um em cada uma das Freguesias do Município.

Os campos nas Freguesias da Gafanha da Nazaré e Gafanha do Carmo encontram-se já em fase de construção, seguindo-se, numa segunda fase, a construção dos outros dois campos a implementar nas Freguesias de São Salvador e da Gafanha do Carmo.

Este projeto tem como objetivo proporcionar condições para a prática desportiva ao ar livre e promover e incrementar a modalidade no Município.