Aveiro: “Regata Cidade de Aveiro” foi um sucesso.

2022-11-11 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Sporting Clube de Aveiro organizou, no passado fim de semana, mais uma edição da “Regata Cidade de Aveiro”, evento que englobou a “1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Vaurien” e a “1ª Prova do Campeonato Regional das Classes ILCA/420”, provas integradas no calendário da Federação Portuguesa de Vela e da Associação Regional de Vela Norte.

No sábado, o vento não colaborou com a organização, pelo que não se realizou nenhuma regata.

Já no domingo apenas foi possível realizar uma regata das 3 previstas para este dia e apenas para as embarcações da classe Vaurien, não se tendo realizado qualquer regata para as classes ILCA/420.

Assim após a realização de 1 regata com a presença de 7 tripulações nacionais e 3 tripulações espanholas, a dupla formada por Alexandre Paulino e João Salvador obteve o 1º lugar na classificação geral (classe Vaurien), seguidos por duas duplas espanholas, Pablo Cabello e David Fernandez do Real Club Náutico de Vigo em 2º lugar, terminando em 3º lugar a dupla Ignacio Campos/Yolanda Bastos do Clube Deportivo Alagua.

Em 4º lugar na geral e em 2º lugar nacional, classificou-se a tripulação formada por António Silva/Rita Mendes do Clube Náutico de Almada, seguindo-se em 5º lugar na geral e 3º lugar nacional a dupla formada por Hugo Reis do Sporting Clube de Aveiro e Tomás Lemos do Clube Vela Costa Nova.

Para além do Sporting Clube de Aveiro, de salientar a presença de mais 10 clubes no evento, o União Desportiva Vilafranquense, Clube Náutico de Almada, Clube Naval de Leça, Clube de Vela Atlântico, Clube Naval Povoense, Náutica Desportiva Ovarense, Clube Vela Costa Nova, para além dos clubes de Espanha, o Real Club Náutico de Vigo, Clube Deportivo Alagua e o Maritimo de Canido.

Na entrega de prémios marcou presença o Dr. Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, também patrocinador do evento, sendo de referir igualmente a presença dos representantes nacional e espanhol da Classe Vaurien.

“Pese embora tenha sido possível realizar apenas uma regata para a Classe Vaurien, a avaliação do evento é extremamente positiva, não só pelo convívio entre as tripulações em terra das várias classes, mas também a partilha de experiências e vivências náuticas”, adianta o clube.

O Sporting Clube de Aveiro tem sido um dos clubes dinamizadores da classe Vaurien a nível nacional, uma classe de longa tradição no clube, com várias presenças em campeonatos internacionais ao longo da história do clube.

Esta foi a 1ª prova de âmbito nacional organizada pelo Sporting Clube de Aveiro na nova época desportiva 2022/23, prova integrada no plano de atividades de Estação Náutica de Aveiro da Câmara Municipal de Aveiro, e que contou igualmente com o apoio da “CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”, Isonáutica e Suzuki Portugal.