Aveiro: PS quer plano para o desporto e não "chuto para o ar".

2020-05-29 15:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cultura e desporto debaixo do foco do Partido Socialista em Aveiro pelos apoios e investimentos assumidos pela maioria liderada por Ribau Esteves que é acusada de levar políticas descricionárias.

O Partido Socialista entende que “não é possível ser-se bom gestor público” quando as práticas são de “navegar à vista”, ao “sabor da corrente” e com medidas paliativas de “compensa-aqui-compensa-ali”.

A estrutura socialista realça o papel do desporto nas sociedades atuais em que o lazer acaba por ser uma das novas realidades mas com plano orientador.

Destaca o que entende ser a função social na Europa onde é sublinhado que a missão das organizações desportivas é a de organizar e promover a sua modalidade de acordo com os seus objetivos respeitando as legislações nacionais e comunitárias e com base num funcionamento democrático e transparente.

No dia em que a autarquia apresenta planos para a academia do Beira-Mar e um dia depois da entrega do projeto de um mega pavilhao junto ao Estádio Municipal, o PS insiste na importância de ver criado o plano estratégico para o desporto.

Mas vai mais longe e diz que é necessára a criação da Casa das Associações como espaço de gestão, suporte à instalação transitória e assistência à atividade das associações; a criação de uma plataforma digital de gestão partilhada de espaços e equipamentos; a criação de um Conselho Municipal das Associações para coordenar, promover e divulgar, numa base concertada as ações das coletividades; a clarificação dos princípios de relação entre as coletividades e destas com a autarquia com elaboração da Carta Municipal de Desporto.

“O Município de Aveiro também no desporto tem de deixar de se manter numa atitude de quem manda uns remates à baliza, dois ou três cestos, ou da velha máxima de quem atira mais alto é que ganha, para ter uma política desportiva consistente, envolvente, participada, potencializadora de recursos, sustentável e ganhadora; com princípio, meio e fim”.