Aveiro: Projeto europeu aposta na comunicação sobre alterações climáticas.

2018-05-07 10:55

Categoria: 

Concelho: 

O pojeto EduCO2cean reuniu, em Aveiro, parceiros internacionais da Polónia, Escócia, Espanha e Portugal.

Esta iniciativa assenta no modelo pedagógico Ciência Tecnologia-Sociedade sobre as causas e os impactes das alterações climáticas no mar e oceanos e respetivas medidas de mitigação e adaptação.

Apoiado pelo programa ERASMUS+, coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o evento realizou-se na cidade de Aveiro, entre 2 e 4 de Maio.

Este evento aconteceu com o propósito de fazer uma avaliação global do projeto, de forma a organizar e definir estratégias para garantir a continuidade das metodologias desenvolvidas, aquando do término do financiamento do projeto, previsto para agosto de 2018.

O grau de cumprimento dos objetivos pré estabelecidos e o reajuste nas tomadas de decisão sobre as acções correctivas dos trabalhos foram componentes cruciais à discussão.

Segundo o coordenador do projeto, Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção Nacional da ASPEA, esta reunião serviu para «consolidar alguns trabalhos em fase de conclusão e deixar alguns desafios para o futuro».

O projeto EduCO2cean decorre até agosto deste ano, do qual resultará um E book: “Alterações climáticas e redução da pegada de carbono nos oceanos” e um Portal de educação colaborativa que inclui uma área de recursos sobre 8 eixos temáticos relacionados com o oceano e alterações climáticas para estabelecer uma comunidade de aprendizagens colaborativas, uma revista digital com conteúdo científico e experiências pedagógicas e a disponibilização de conteúdos audiovisuais como por exemplo: entrevistas, conferências, reportagens, entre outros disponíveis em EDUCO2CEAN TV.

Através deste projeto conseguiu-se o desenvolvimento de uma comunidade de ‘Cientistas Escolares’, sendo referência para outras comunidades de investigadores escolares noutros países da União Europeia permitindo a comunicação de ciência e transferência de conhecimentos à sociedade através dos jovens a partir de atividades pedagógicas desenvolvidas em contexto curricular.

Para Joaquim Ramos Pinto, os desafios para o futuro, resultantes desta reunião, “corresponderam às expectativas criadas, enquanto coordenador deste projeto Europeu, no sentido em que todos os parceiros manifestaram interesse em continuarem a trabalhar no âmbito dos temas do projeto e, por outro lado, ficou explícito o interesse em promoverem programas de mobilidade de alunos e professores em próximos programas ERASMUS+ potenciando, assim, todo o conhecimento já produzido no âmbito do projeto EduCO2cean”.

O presidente da ASPEA considera, também, que a proposta de uma parceria apresentada pelo MASTS - The Marine Alliance for Science and Technology for

Scotland “revela o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e competências da associação tendo sido proposto que venhamos a receber alunos de doutoramento desse centro de investigação integrados em programas de estágios em contexto de trabalho”.