Aveiro mostra projetos no Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola.

2021-01-23 08:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Realiza-se este sábado o Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola que irá mostrar numa emissão totalmente on-line a diversidade dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, estará presente virtualmente nesta iniciativa nacional para mostrar o trabalho desenvolvido com os 36 Clubes Ciência Viva parceiros, que envolveram já um total 9393 alunos de diferentes regiões do país.

Mesmo em tempos de pandemia, os Clubes Ciência Viva na Escola não param.

Aveiro quer dar esse testemunho. Pedro Pombo, diretor da Fábrica, admite que o desafio não tem sido facilitado (com áudio)

Este sábado, dia 23 de janeiro, das 10h00 às 18h30, o 1º Fórum celebra o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, desde 2018, nos Clubes Ciência Viva na Escola.

Estes espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia são uma via rápida de acesso à investigação que se faz hoje no nosso país em instituições científicas, universidades e empresas de base tecnológica.

Envolvem toda a comunidade educativa e visam a melhoria do ensino experimental das ciências no Ensino Básico e Secundário.

Neste âmbito, a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, estabeleceu parcerias com Agrupamentos de Escolas, Escolas não Agrupadas e Escolas Profissionais, de norte a sul do país e ilhas, num total de 36 Clubes Ciência Viva na Escola.

A Universidade de Aveiro reafirmou mais uma vez o seu papel na promoção da cultura e literacia científica, promovendo o ensino experimental das ciências e criando contextos educativos inovadores, através de palestras, workshops, ações de capacitação, saídas de campo, Science Shows, projetos STEAM, entre outros.

Ao longo destes dois anos do projeto, foram dinamizadas um total de 97 sessões, que envolveram 9393 alunos.

No Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola estarão presentes, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, o Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedroso, e a Subdiretora-geral da Educação, Maria João Horta.

Virtualmente será possível navegar entre os projetos de mais de 200 Clubes, ouvir testemunhos de quem participa ativamente nestes espaços, conhecer os Centros Ciência Viva, e descobrir alguns dos parceiros deste projeto.

Ao longo da emissão haverá ainda tempo para visitas guiadas, conversas em direto com investigadores e jornalistas, debates e pequenos workshops.

A astrobióloga Zita Martins, o cientista e deputado Alexandre Quintanilha, a investigadora Cristina Branquinho, o jornalista Mário Augusto, a comunicadora de ciência Catarina Ramos e o imunologista Luís Graça são alguns dos convidados que irão marcar presença nesta emissão especial.

No Fórum também existirá um espaço de lazer para networking onde os participantes poderão trocar ideias via chat e a partir daí, quem sabe, fazer nascer uma parceria para o futuro.