Aveiro: Farmacêuticos recebem formação no âmbito da prevenção do cancro.

2018-10-12 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe formação gratuita para farmacêuticos, no âmbito da prevenção do cancro.

A iniciativa de Educação para a Saúde tem como objetivo promover conhecimentos sobre a doença oncológica nos farmacêuticos do distrito de Aveiro e torná-los agentes ativos na prevenção primária e secundária do cancro.

O curso, creditado pela Ordem dos Farmacêuticos, tem a duração de 8 horas.

Esse encontro formativo está marcado para dia 26 de outubro, sexta-feira, numa parceria do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro com a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos,.

A sessão de 8 horas realiza-se na Delegação de Aveiro da LPCC. “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” é um curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos que promove conhecimentos sobre a doença oncológica, incluindo causas e fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, programas de rastreio e risco de infertilidade em doentes oncológicos.

Desde 2015 que o Núcleo Regional do Centro da LPCC desenvolve um projeto de formação e educação para a saúde sobre cancro junto dos farmacêuticos, que consiste na realização de ações de formação certificadas, na temática da doença oncológica.

O papel do farmacêutico tornou-se mais amplo, com as farmácias a serem parceiras importantes nos cuidados de saúde e relevantes para a promoção de uma saúde de proximidade.

“Precisamente por serem canais privilegiados e de grande relevo na área da educação e promoção da saúde pelo contacto universal, diário e pessoal com a comunidade, o LPCC.NRC fez esta aposta na formação e sensibilização na temática da doença oncológica junto dos profissionais das farmácias”.