Aveiro e Águeda recebem representantes de projeto europeu sobre mobilidade.

2018-03-07 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dois dias dedicados à mobilidade em Aveiro e Águeda com representantes de um projeto europeu.

O Projeto Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility (INTERREG EUROPE CISMOB), coordenado pela Universidade de Aveiro, organiza a 3ª Conferência Temática “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world”.

Esta quarta os trabalhos decorrem na Universidade de Aveiro e na quinta realiza-se o 3º Seminário de Capacitação “Promoting soft and connected mobility”, no Centro das Artes de Águeda.

No primeiro dia do Evento CISMOB pretende-se criar um espaço de discussão de políticas e medidas técnicas para melhorar o transporte rodoviário, refletindo sobre todas as vantagens da disponibilização de dados por parte de operadores de transportes públicos.

O segundo dia é dedicado à promoção de modos suaves e amigos do ambiente, dando particular atenção ao uso de bicicleta e veículos elétricos.

Destacam-se as presenças do Secretário de Estado e Adjunto do Ambiente, José Gomes Mendes, da presidente da CCDR-Centro, Ana Abrunhosa, do especialista em ITS, Brian Masson, do consultor de mobilidade, Robert Stussi, do investigador do RISE Viktoria Sweden, Daniel Rudmark, e da investigadora do Urban ICT Arena, Petra Dalunde.

O CISMOB procura melhorar a aplicação das políticas regionais e programas de mobilidade através de um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com o transporte e as principais vulnerabilidades associadas a diferentes zonas do território.

Tais objetivos alinham-se com a posição de Portugal face a uma resposta às alterações climáticas, nomeadamente em promover o correto planeamento e desenvolvimento de uma sociedade e economia resiliente, competitiva e de baixo carbono.