Aveiro: Autarquia manda inspecionar equipamentos desportivos.

2019-05-10 09:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os equipamentos desportivos de Aveiro estão a ser passados a pente fino para perceber em que estado de encontram.

Técnicos da autarquia já iniciaram as vistorias técnicas da Piscina e do Pavilhão que a CMA recebeu do IPDJ numa análise com o contributo dos Clubes desportivos utilizadores (Clube dos Galitos e o Alavarium Andebol Clube de Aveiro), visando a realização de obras de reabilitação e requalificação.

Os relatórios técnicos deram nota de um “elevado estado” de deterioração das duas infraestruturas, que ao longo das últimas décadas não receberam obras de reabilitação.

No Pavilhão foi identificado o desgaste e abatimento do pavimento desportivo, a ausência de ventilação nos balneários, a existência de canalizações de esgotos e águas à vista e acabamentos em madeira em mau estado de conservação.

Quanto ao edifício da Piscina, cujas últimas obras de remodelação remontam a 1996, verificou-se a existência de fissuras nas paredes e vigas, com ferro à vista e sem recobrimento, o teto falso da nave das piscinas em muito mau estado, assim como as luminárias existentes, para além de uma grave fuga de água na piscina de 25 metros, provocando infiltrações na cave.

Conhecido o diagnóstico a autarquia avança para o lançamento do concurso público, dividido em dois lotes, para a elaboração do projeto de requalificação e reabilitação da Piscina (60 mil euros) e do Pavilhão (35 mil euros) com o valor base global de 95 mil euros (+IVA).

A autarquia lamentou, ontem, que os sucessivos Governos do País tenham “protelado constantemente” a cedência destas infraestruturas à CMA e se “tenham descartado de cuidar bem dos edifícios, prejudicando Atletas, Clubes, o Município e os Aveirenses”.

O investimento em obras poderá chegar a 1,4 milhões de euros.

Outro dos focos de atenção é o Estádio Municipal de Aveiro. Por despacho do Presidente foram adjudicados os quatro lotes da prestação dos serviços de inspeção e projeto de reabilitação do Estádio à empresa Estrutovia pelo valor global de 37 mil euros (+IVA) numa análise à cobertura, envolvente exterior, infiltrações e betão e alvenarias.

Ribau Esteves explica que o estádio deve receber obras regulares para evitar degradação (com áudio)