Aveiro: Atleta paralímpico deu aula sobre "superação".

2022-12-06 10:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Miguel Vieira, atleta Paralímpico, esteve no Distrito de Aveiro numa iniciativa dedicada ao desporto.

A Associação Distrital de Judo de Aveiro convidou o atleta que, acompanhado pelo seu fiel amigo Cocas, conversou com escolas e praticantes de Judo.

O dia começou no Agrupamento de escolas Soares de Basto - Oliveira de Azeméis onde o Miguel pode falar um pouco do seu percurso como atleta, como lida com a cegueira e como é o seu dia-a-dia.

Depois foi tempo de passar pelo Agrupamento de escolas de Ovar (Escola José Macedo Fragateiro) – Ovar, onde, para além de partilhar a sua experiência, partilhou também o tatami com alguns alunos, que tiveram a oportunidade de experienciar a modalidade de Judo com o condicionalismo de não terem o sentido da visão.

Antes de rumar a Aveiro ainda houve tempo para uma visita à Câmara Municipal de Ovar, onde foi recebido pelo Presidente da Autarquia, Salvador Malheiro.

O dia terminou no Estádio Municipal de Aveiro, com um Mega Treino aberto a todos os atletas do distrito de Aveiro.

Num encontro promovido pela ADJA, foram mais de meia centena os atletas que não quiseram perder a oportunidade de partilhar o tatami com o Campeão Miguel Vieira.

Ali foi também possível aprender que comportamentos adotar quando se vê um cão guia na rua, o que se pode e não se pode fazer, e como proceder para uma colaboração e ajuda ao cego.

Também presente, e partilhando como é fazer vida com um cego, esteve Dafne, esposa do Miguel, que partilhou com todos a sua experiência e como o Miguel se supera a cada dia (com áudio).

Durante o treino, todos tiveram oportunidade de experienciar fazer Judo sem o sentido da visão, e como auxiliar um colega que não consiga ver que também queira praticar Judo.

“Desta forma, a ADJA alcançou um dos seus objetivos de promover o Judo nas suas variadas vertentes, fomentando também um espírito de civismo maior em cada um dos presentes”.

“Para além dos atletas, pais e amantes do Judo, tivemos também o grande apoio da autarquia de Ovar, dos seus agrupamentos de escola e da autarquia de Aveiro que nos cedeu o espaço para este evento de final de dia, através do nosso associado Beira-Mar”, referiu fonte da ADJA.

O presidente António Costa realça a importância de mostrar exemplos de superação aos mais novos (com áudio)