Associações e clubes dão voto de confiança à FPB que promete pagar dívidas aos árbitros.

2015-10-15 09:11

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Portuguesa de Basquetebol, liderada por Manuel Fernandes, espera uma posição consistente por parte da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol para acabar com os cenários de greve que impediram a realização de vários jogos no passado fim de semana e lembra que deu sinal de boa fé pagando uma primeira tranche de 45 mil euros referente a pagamentos em atraso. A FPB afirma reconhecer a dívida para com os juízes e promete manter o calendário de pagamentos acordado e que terá sido aceite num primeiro momento pelos juízes. Diz manter as propostas à espera de um desfecho positivo.

Setembro foi mês de negociação, de avanços e recuos, e a FPB diz que é tempo de estabilizar as posições. Uma das últimas reuniões foi no dia 7 de outubro com apresentação de proposta de liquidação da dívida existente, em quatro “tranches” devidamente calendarizadas, a última das quais até 10 de Dezembro. Essa proposta contempla ainda “uma solução para evitar futuros atrasos nos pagamentos à arbitragem”.

No dia seguinte, a FPB diz ter pago a primeira “tranche” no valor de 45 mil euros. Um dia depois, a 8 de Outubro, a ANJB terá dito que não aceita qualquer redução às tabelas e estabelece como data limite para a implementação da nova fórmula de pagamento o dia 1 de Janeiro de 2016. A Direção da FPB entende que, de momento, permanecem em vigor as tabelas aplicadas em 2014/2015 mas admite manter o diálogo.

Depois disso já houve reunião com clubes e associações que terão reiterado a sua confiança na liderança da FPB. “Clubes, Associações e FPB vão desencadear os esforços necessários para a realização dos jogos agendados, mantendo a normalidade das competições, nomeadamente na constituição ou complemento das equipas de arbitragem e (ou) mesas de jogo, quando faltosas ou incompletas”. O Conselho de Arbitragem vai continuar a nomear as equipas de arbitragem para todas as competições nacionais.