Associação de Patinagem de Aveiro contra modelo que define subidas e descidas na II e III divisões.

2020-05-15 09:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Patinagem de Aveiro reuniu com os seus Clubes filiados que disputam os campeonatos nacionais da 2.ª e 3.ª Divisão e escreveu à direção da Federação de Patinagem a dizer que não concorda com o modelo de conclusão dos referidos campeonatos com base numa liguilha.

A solução apresentada pela FPP, que consiste numa liguilha de apuramento entre equipas da 2.ª Divisão que se encontram na zona de despromoção de cada uma das suas zonas e as equipas classificadas nos dois primeiros lugares de cada zona da terceira divisão, já tinha sido objeto de pronúncia negativa por parte da Associação.

Para além disso, argumenta que esta solução disputa-se em sete jornadas, duas para apurar as equipas para a liguilha e cinco para os jogos da liguilha, jornadas que representam as que faltam para acabar os campeonatos respetivos (6 na 2.ª e 7 na 3.ª Divisão).

“Alertamos ainda para a questão das viagens, já que a 2ª Equipa apurada na pré-liguilha, terá de disputar 5 jogos a Sul, o que manifestamente vai contra tudo o que a DGS e as Autoridades Nacionais defendem, que são viagens curtas de forma a não expor os atletas e staff a riscos desnecessários”.

Ouvidos os Clubes da Associação de Patinagem de Aveiro, ficou assente, por unanimidade, mandatar a Direção da Associação para apresentar à FPP uma proposta para realização de uma poule de apuramento para verificar que clubes sobem à 2.ª Divisão e que é a solução apresentada pela APA como 1.ª opção.

Os clubes admitem mesmo não participar na liguilha proposta.

Com a solução apresentada por esta Associação, cada zona, per si, disputaria os jogos de apuramento para a subida, o que significaria quase o termo do seu respetivo campeonato, aproveitando-se os pontos obtidos no campeonato nacional aos quais se somariam os pontos obtidos na liguilha determinando assim a classificação dos 4 primeiros classificados de cada série.

“Julgamos ser esta a proposta mais justa e cuja decisão é obtida entre os intervenientes que se encontravam definidos na disputa do campeonato nacional, sem se misturarem outros”.

A mesma solução se propõe para o apuramento dos clubes da 2.º divisão a descer.