Associação de Futebol satisfeita com a realização de 82 dos 100 jogos de Elite previstos.

2020-11-20 08:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Futebol de Aveiro vai manter os jogos do fim de semana em horário matinal e vai tentar manter o ritmo der realizações que considera positivo mas ainda sem informação sobre os escalões de formação cujas competições continuam suspensas.

Os Clubes da AFA procuram resistir à pandemia e unem esforços para manter a realização dos jogos de futebol e futsal.

No Campeonato SABSEG, foram realizados 82 dos 100 jogos previstos, sendo que ‘apenas’ 10 (10%) foram adiados por culpa da pandemia. A percentagem de encontros realizados desce para os 71% no Campeonato Grande Hotel de Luso, prova em que avançaram 40 dos 56 jogos agendados, com 11 adiamentos (20%) motivados por casos de Covid-19.

Em ano atípico, com a propagação da COVID-19, todos os setores foram obrigados a ajustamentos e o futebol tenta “sobreviver”.

A prevenção tem sido palavra de ordem, algo que permite que, por esta altura, a percentagem de realização de jogos nas principais provas ronde os 79% do total de encontros previstos.

Desde o momento em que a AFA optou por não dar sequência às suas provas, unindo esforços com a comunidade na luta contra a pandemia, o executivo liderado por Arménio Pinho foi o primeiro, de entre as associações distritais do país, a implementar um gabinete dedicado à Covid-19, através de uma linha de apoio aos clubes sob a sua alçada para assuntos relacionados com a pandemia.

“Fomos a primeira Associação a criar um gabinete dedicado à Covid-19, e estamos em contacto permanente com os clubes para garantirmos a resolução de todas as questões associadas”, destaca o presidente da AFA, para quem “este campeonato é histórico e ficará para sempre na memória de todos”.

Apesar das limitações, o dirigente sublinha que “até esta data, está a decorrer muito bem, até acima das expetativas mais otimistas”, o que se deve, em grande parte, “à enorme capacidade e resiliência perante as adversidades” registada pelos “diversos intervenientes desportivos, desde dirigentes a equipas técnicas, jogadores e árbitros”.

Os responsáveis aveirenses procuraram garantir, na linha do que foi acontecendo um pouco por todo o país, o regresso faseado da prática desportiva, mantendo uma constante monitorização junto dos clubes, cujo trabalho “tem sido fundamental” para demonstrar que o desporto pode revelar-se uma pedra basilar no complexo momento que atravessamos.

Promovendo a luta contra o sedentarismo e sem descurarem protocolos e modelos de atuação vigentes para a prevenção do contágio, o futebol e o futsal de Aveiro dão sequência à sua atividade nas provas seniores, tendo sido garantida, até agora, a realização de cerca de 79% dos jogos previstos nas diferentes competições das duas modalidades.

“São tempos complexos, não adivinhamos o que o futuro nos reserva e compreendemos os receios, que são comuns a todas as pessoas e atividades. Mas a verdade é que temos poucos casos de Covid-19 no contexto do desporto, quando comparado com outras atividades”, salienta Arménio Pinho, que aponta a uma avaliação “para além do imediato”.

“Estamos a competir com os escalões de seniores e de Sub-22, cumprindo todas as normas e procedimentos fundamentais, e devemos ver para além do imediato. Só no futuro podemos aferir se hoje estamos a ter uma decisão acertada, porque tudo isto é novo e não existe experiência. Para já, depois destas jornadas já disputadas, conseguimos perceber que estamos a ter campeonatos com emotividade máxima e de categoria superior”.

O presidente da AFA reforça, ainda, “a importância do digital” em todo este processo, destacando “a ação da AFA TV”, que, através da campanha Estádio Virtual – O jogo que nos une, “garante as transmissões de jogos do Campeonato SABSEG, disponibilizando-as através de um bilhete virtual que reverte em parte para os clubes, numa altura em que estes não podem, nesta fase, ter receitas de bilheteira”.