Associação de Futebol de Aveiro destaca aumento do número de clubes certificados.

2021-06-02 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Futebol de Aveiro destaca o aumento do número de clubes certificados como entidades formadoras pela FPF.

Ao todo, são 49 os clubes aveirenses que recentemente receberam a certificação de entidades formadoras da FPF, mais 16 do que na época passada, um número que mantém a tendência de crescimento da qualidade na formação dos clubes filiados na Associação de Futebol de Aveiro.

Entre o futebol e o futsal, CD Feirense, Clube de Albergaria e Lusitânia de Lourosa FC acumulam certificações em mais do que uma vertente ou modalidade.

Depois de na época passada o número de clubes certificados ter triplicado, o distrito de Aveiro continua a mostrar a qualidade do seu processo formativo, tendo agora mais 9 clubes com o estatuto de entidade formadora no futebol relativamente aos 23 registados em 2019/2020.

AA Avanca, AD Taboeira, AD Sanjoanense, CD Feirense, Lusitânia de Lourosa FC, SC Espinho e UD Oliveirense receberam uma avaliação de quatro estrelas, sendo que GD Gafanha, Anadia FC e FC Cesarense entram pela primeira vez nesse lote de equipas, melhorando a sua classificação relativamente à época anterior. Em sentido inverso surge o Fiães SC, que fazia parte desse grupo, mas recebeu uma avaliação de três estrelas.

É precisamente na classificação de três estrelas que o número de clubes ultrapassa o dobro da época anterior, num lote composto por CJ Salesianos de Arouca, RD Águeda, NEGE, Fiães SC, AD Valecambrense, FC Vaguense, CD Estarreja, SC São João de Ver, ARC São Vicente Pereira, CD Paços de Brandão, FC Cortegaça, GDR Soutelo, Estrela Azul, ADC Lobão, Arada AC, CF União Lamas e AD Argoncilhe.

UD Fermedo, JÁ Rio Meão, CD Tarei, AC Marfoot Silvalde e GD Eixense receberam duas estrelas, enquanto no futebol feminino o CD Feirense recebeu quatro estrelas, sendo ainda atribuídas três estrelas a NEGE e Clube de Albergaria.

Também na vertente feminina, o GD Eixense alcançou o nível de Centro Básico de Formação de Futebol.Relativamente ao futsal, são 17 os clubes certificados, mais 9 do que na época passada, o que representa um crescimento de mais do dobro.

O GRC Dínamo Sanjoanense encabeça a lista com a avaliação de quatro estrelas, seguindo-se Futsal Azeméis, ARC Saavedra Guedes, AD Travassô e Clube de Albergaria com três estrelas.

A estes clubes juntam-se SC Beira-Mar, ACR Vale de Cambra, AC Luso, ACD Gião, Lusitânia de Lourosa FC, ADREP e CD Pateira, todos com duas estrelas.

Ainda no futsal, AJ Fiães, GRC Telhadela, CCR Maceda, Branca Activa SC e GD Beira-Ria receberam ficam com o estatuto de Centro Básico de Formação de Futsal.Recorde-se que o processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva.

De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais, sendo que a medida entrou em vigor na temporada 2020/2021.