António Costa foi 4º no Europeu de Veteranos em Judo.

2016-06-27 11:45

Categoria: 

Concelho: 

António Costa foi 4° no campeonato da Europa de Veteranos. O treinador da AAUAv ficou a uma vitória do pódio na categoria de +100kg M1. O Campeonato da Europa de veteranos decorreu em Porec, na Croácia.

Esta prova, destinada a atletas a partir dos 30 anos, é divididas por escalões de 5 anos. No escalão M1 (30-34 anos), António Costa era o único representante nacional. O Aveirense, que competiu na categoria mais pesada de +100kg iniciou a prova da melhor maneira ao vencer o atleta norueguês. "A prova começou muito bem. Venci o norueguês por dois wazaris (2° pontuação mais elevada)".

Depois foi a vez de enfrentar o mais pesado dos atletas, o Espanhol. Com um peso superior a 150Kg António Costa foi derrotado por Ippon (pontuação máxima no judo). " Cometi o erro de o querer abraçar e levantar. Já estava a perder e arrisquei demais e agora percebo que foi uma estupidez ".

Já contra o atleta italiano a derrota foi pela diferença mínima. " O italiano era muito forte fisicamente. Impôs o poderio físico e eu não soube dar a volta ao combate, apesar de ter durado o tempo todo de combate".

A medalha podia ter surgido se o aveirense tivesse vencido o atleta francês. "O atleta de França era forte e ágil, mas eu não soube mudar o ritmo a tempo. Perdi por um castigo (diferença mínima) e no final foi por muito pouco que não pontuei Yuko e com isso levava a medalha para casa".

"O saldo é positivo. Uma vitoria e três derrotas pode parecer um descalabro, mas senti-me bem e forte. Agora é trabalhar para melhorar mais".

Realçar que a equipa portuguesa presente nesta prova conquistou uma medalha de ouro, uma de bronze e um 4° lugar em 3 atletas portugueses presentes.