Anadia recebe Campeonato da Europa de BTT.

2022-06-29 14:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Anadia como capital das duas rodas no final desta semana.

A Pista de XCO da Curia (Tamengos, Anadia) acolhe, entre 30 de junho e 3 de julho, o Campeonato da Europa de BTT, onde vão estar em disputa 11 títulos.

Durante estes quatro dias vão ter lugar provas de XCO (Cross Country Olímpico), XCE (Cross Country Eliminação), XCC (Cross Country Curto) e XCR (Estafeta Mista).

A competição irá receber centenas de participantes oriundos de 28 países, nomeadamente a Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, Hungria, Inglaterra, Islândia, Israel, Itália, Macedónia do Norte, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Portugal irá estar representado por 19 atletas nas diferentes disciplinas.

O dia 30 será destinado às provas de XCC, que serão disputadas num percurso de 1,7 quilómetros a partir das 11h00.

Nesse dia vão estar em competição atletas das categorias júnior e elite, tanto no setor feminino como no masculino.

A última prova do dia será a de elite masculina, que terá lugar pelas 17h30.

De realçar o facto de esta ser a primeira vez que o Cross Country Curto integra um Campeonato da Europa.

As provas de XCR e XCE acontecem no dia 1 de julho, com a final de estafeta mista a ter lugar entre as 11h30 e as 13h00.

Já o Cross Country Eliminação irá decorrer entre as 18h15 e as 19h00, num percurso com a extensão de um quilómetro, onde irão competir em simultâneo, atletas das categorias júnior, sub-23 e elite, divididos entre os setores feminino e masculino.

De referir que os percursos de XCE e XCC são mais curtos e menos técnicos do que o de XCO, de forma a estarem adaptados à realidade de cada um destas competições.

O Cross Country Olímpico chega, no dia 2 de julho, com os corredores da categoria júnior.

O setor masculino vai competir entre as 11h00 e as 12h15 e as femininas entre as 14h00 e as 15h15.

A prova de XCO destinada a atletas sub-23 irá encerrar o Campeonato da Europa de BTT no dia 3 de julho.

O setor feminino estará em competição entre as 11h00 e as 12h30, ao passo que o setor masculino competirá entre as 14h00 e as 15h30.

De sublinhar que o Campeonato da Europa de BTT é o primeiro de três grandes competições internacionais que o concelho de Anadia acolherá, num período de três semanas.

Segue-se o Campeonato da Europa de Estrada, para Sub-23 e Sub-19, que irá realizar-se, entre 7 e 10 de julho. Logo de seguida, entre 14 e 19 de julho, o Velódromo Nacional, em Sangalhos, recebe o Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19.