Anadia despediu-se de acampamento regional de escuteiros.

2019-08-05 15:30

Categoria: 

Concelho: 

O acampamento regional de escuteiros já terminou e Anadia despede-se da maior concentração de jovens no concelho.

A bairrada foi a “capital” do escutismo aveirense, tendo acolhido mais de 2200 escuteiros de 48 agrupamentos da região de Aveiro, Madeira, Açores e Porto, naquele que foi o XIX Acampamento Regional de Escutas (ACAREG 2019) que decorreu, entre 27 de julho e 2 de agosto, na localidade de Porto da Vide, na Freguesia de Avelãs de Cima, ocupando uma área de cerca de 11 hectares.

O acampamento pretendeu promover uma experiência divertida e emocionante a crianças, adolescentes e jovens, procurando simultaneamente promover uma “experiência educativa de qualidade”.

As diferentes atividades desenvolvidas pelos escuteiros decorreram, não só, na área do acampamento, mas um pouco pelo concelho de Anadia, em diferentes instalações municipais, bem como nos concelhos vizinhos de Águeda e da Mealhada.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou o papel importante que os quatro agrupamentos de escuteiros do concelho de Anadia têm tido, junto dos jovens, salientando ainda o acompanhamento que o Município tem dado, no sentido de apoiar as suas atividades.

Os chefes dos quatro agrupamentos de escuteiros do concelho de Anadia mostraram-se bastante satisfeitos e orgulhosos por serem os anfitriões da ACAREG e com o facto de se terem reunido todas as condições para que o concelho recebesse este evento que se realiza de cinco em cinco no distrito de Aveiro.

O Chefe do Agrupamento de Escuteiros 221 de Anadia, Luís Rocha, confessou sentir-se “orgulhoso” por Anadia receber, pela primeira vez, este evento, salientando que, tendo em conta as condições, “tudo correu bem, sem percalços”.

Deu nota muito positiva, pelo facto de, num tão curto espaço de tempo, se terem criado as condições de acolhimento. “Cheguei mesmo a duvidar de que conseguiríamos criar as condições quando vi o espaço pela primeira vez”, adiantou.

Para além do Município de Anadia que criou todas as infraestruturas básicas, contribuindo com um grande apoio logístico, o ACAREG contou também o apoio da Freguesia de Avelãs de Cima e de várias entidades, mercê de uma parceria estabelecida, assim como da generosidade do proprietário do terreno que cedeu o espaço para ali criar o acampamento.

No que respeita à segurança esta foi garantida por várias associações do concelho, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Anadia, GNR, as Associações Florestais de Avelãs de Cima, Boialvo e Algeriz que se revezavam para garantir a segurança o espaço.