Alex Batista (CVCN) apurado para campeonato do mundo na classe Optimist.

2015-06-08 21:34

Categoria: 

Concelho: 

Alex Batista, do Clube de Vela da Costa Nova (CVCN), vai integrar a selecção nacional de juvenis que disputará o campeonato mundial, na classe Optmist, de 16 a 25 de agosto, em Gdynia, na Polónia. O jovem velejador, de 13 anos, confirmou o seu apuramento para integrar a equipa nacional no domingo, ao conquistar o segundo lugar numa das provas finais de selecção, que decorreram no fim-de-semana (dias 5, 6 e 7), em Leixões, e nas quais participaram os 60 melhores velejadores do campeonato nacional de juvenis, quatro dos quais (Alex Baptista, João Ribeiro, Guilherme Luz e Pedro Gomez, orientados pelo José Teixeira) pertencentes ao CVCN.

No último dia de prova, o vento fraco apenas permitiu a realização de uma regata que, juntamente com o Campeonato de Portugal de Juvenis, serviu para apurar a composição das seleções nacionais que irão disputar o Europeu de Optimist, que decorre de 17 a 24 de julho em Pwllelhi, na Grã-Bretanha, e o campeonato mundial, de 16 a 25 de agosto, em Gdynia, na Polónia.

A prova foi ganha por Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro. Alex Batista, o jovem velejador do CVCN, ficou em segundo lugar e Miguel Rouxinol, do Clube de Vela Atlântico, na terceira posição. 

Feitas as contas, foram apurados para o mundial, a disputar em agosto em águas polacas os velejadores Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro; Alex Baptista, do CVCN; Luís Pinheiro, do Sport Algés e Dafundo; Miguel Rouxinol, do Clube de Vela Atlântico e Afonso Rodrigues, do Ginásio Clube Naval de Faro.

Este é o quarto ano consecutivo em que velejadores do Clube de Vela da Costa Nova são apurados para participar em campeonatos internacionais da classe Optimist.