Agentes desportivos participam em debate sobre saúde.

2019-09-26 07:42

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala o Dia Mundial do Coração com a realização da tertúlia “Como manter a saúde do coração: o contexto desportivo” e atividades lúdico pedagógicas, antecipando o dia Mundial cuja data se assinala a 29 de setembro.

Quinta (26) e sexta (27) são dias para celebrar numa ação conjunta organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Esta quinta, pelas 14h00, terá lugar, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, a tertúlia “Como manter a saúde do coração: o contexto desportivo.” destinada ao público em geral, clubes e associações desportivas.

A sessão de boas-vindas conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, a Presidente do CHBV, Margarida França, o Diretor executivo do Aces Baixo Vouga, Pedro Almeida e ainda o Diretor do ESSUA, Rui Costa.

Segue-se a Mesa Redonda com as intervenções de Filipe Macedo, Chefe de Serviço do CHSJPorto e Professor na Faculdade e Medicina da Universidade do Porto. Acompanham-no Nelson Puga, médico do Futebol Clube do Porto, José António Santos, cardiologista do CHBV, Ricardo Sousa, treinador principal do Sport Clube Beira-Mar e ainda o fisioterapeuta e investigador do IBIMED, Frenado Ribeiro.

A moderação desta tertúlia será conduzida pelo Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe.

No dia seguinte, 27 de setembro, durante todo o dia, o Largo do Mercado Manuel Firmino vai receber as atividades “A brincar vamos bem lanchar” e “Demonstração de Suporte Básico de vida”.

Destinadas a crianças dos 1.º e 2.º ciclos, as ações previstas têm como principal objetivo contribuir para a melhoria da condição de saúde de crianças em idade escolar, procurando apoiar as mesmas na identificação de escolhas alimentares mais adequadas, mediante a realização de um workshop de lanches saudáveis e no qual serão utilizados, essencialmente, vegetais e frutas.

Paralelamente, as crianças serão convidadas a participar numa demonstração de suporte básico de vida tendo em vista a sua capacitação para atuação em caso de necessidade.