AFA e IEFP assinaram esta tarde um protocolo de colaboração.

2022-12-12 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Num tempo em que milhares de atletas revelam ter dificuldades em encontrar vias profisisonais logo que acaba o futebol, há um "luz" para apoiar estes praticantes na descoberta de novos caminhos.

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e o IEFP assinaram esta tarde um protocolo 'dedicado' à qualificação dos recursos humanos do sector futebol (nas suas diferentes variantes - futebol, futsal e futebol de praia).

Fomentar a formação de profissionais que atuam na esfera dos clubes é a aposta.

José Neves Coelho, Presidente da Direcção da AFA sublinha a importância deste acordo para o futuro da modalidade na região. (com áudio)

Carla Vale, Delegada do do Norte do Instituto de Empergo e Formação Profissional (IEFP) também elogiou o esforço feito para potenciar a melhoria dos técnicos e formadores ligados à modalidade. (com áudio)

Da direção regional do IEFP surgiu a explicação para o acordo.

Alberto Costa salienta que num tempo em que a formação é apontada como nuclear, aproveitar o futebol e a movimentação de milhares de pessoas é uma obrigação (com áudio)

Este é o primeiro protocolo de colaboração na área da formação profissional associado ao futebol em Portugal.

O IEFP assegura a realização de sessões de Orientação ao Longo da Vida aos profissionais do setor do futebol.

Promete encaminhar os profissionais do setor para ofertas de educação, formação profissional ou dupla certificação ou para processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

A AFA vai colaborar com Centros de Emprego e Formação Profissional e Centros Qualifica, do IEFP, e envolver-se na estratégia para mobilizar os profissionais do futebol.