1ª etapa da 84.ª Volta a Portugal em Bicicleta sai de Anadia.

2023-08-05 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Anadia vai acolher a partida da 1ª etapa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta, no próximo dia 10 de agosto.

A etapa começa em Sangalhos, junto ao Velódromo Nacional, terminando em Ourém, numa extensão de 188,5kms.

A partida simbólica está marcada para as 12h30. A partida real será dada pelas 12h45, na variante da Moita, junto ao parque de merendas, em Alféloas. O pelotão segue depois em direção à cidade de Anadia, passando pela Avenida das Laranjeiras, Rua do Mercado, Avenida José Luciano de Castro e Avenida 25 de abril, em direção à EN1/IC2.

A 84ª Volta a Portugal realiza-se de 9 a 20 de agosto. O pelotão é constituído por 19 equipas, quatro delas do escalão Pro Team e 15 Continentais, totalizando cerca de 130 ciclistas.

De sublinhar que o Município de Anadia tem vindo a apostar, cada vez mais, na promoção desta modalidade, nomeadamente criando infraestruturas para a sua prática, que têm sido usadas por cidadãos nacionais e estrangeiros; apoiando eventos desportivos, como a Volta a Portugal; bem como patrocinando atletas locais e apoiando associações que se dedicam às duas rodas.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, refere que “todo este investimento municipal tem em conta os benefícios do desporto e da competição”, acrescentando que “esta passagem da Volta a Portugal por Anadia, tal como o foi em 1982, poder ser um incentivo capaz de gerar novos adeptos e novos atletas, desempenhando um papel importantíssimo na promoção do ciclismo”.

Recorde-se que Alves Barbosa, ciclista do Sangalhos DC, venceu três vezes a Volta a Portugal, em 1951, 1956 e 1958. Joaquim Andrade, também do Sangalhos DC, venceu a volta em 1969.

O Município de Anadia apela ainda à boa compreensão de todos munícipes para os eventuais constrangimentos que a partida e a passagem dos ciclistas pelas estradas do concelho possam provocar.