XII edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro arranca esta sexta.

2015-11-06 08:26

Categoria: 

Concelho: 

A XII edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara de Aveiro, arranca esta sexta e prolonga-se durante um mês, até 6 de dezembro. Transforma Aveiro na Capital da Cerâmica Artística. A exposição principal apresenta as obras selecionadas e premiadas pelo júri para o Concurso Internacional, a que concorreram artistas portugueses e de países de outras latitudes como, por exemplo, da África do Sul, da Itália, da Eslovénia ou a Ucrânia.

As peças estarão expostas no Museu de Santa Joana. Estarão expostas cerca de duas dezenas de peças artistas oriundos de diferentes países, tais como Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, Eslovénia, Brasil, Itália, Ucrânia, África do Sul, Lituânia e Polónia. O júri atribuiu três prémios, o 1.º prémio no valor de 6 mil euros, o 2.º prémio de 4 mil euros e o 3.º de 2 500 euros.

O Museu de Santa Joana recebe mais três exposições. A da Intervenção Artística de Xohan Viqueira, artista espanhol de renome internacional, e comissário da Bienal. A história da cerâmica aveirense “Do Cojo à Fonte Nova” conta-se através do espólio do Museu proveniente das antigas fábricas do Cojo e da Fonte Nova. A “Arte Micro” consiste em imagens de materiais cerâmicos vistos ao microscópio, um olhar inovador e estético sobre a tecnologia e a natureza, promovida pela Universidade de Aveiro.

O Museu da Cidade acolhe os trabalhos de Cristina Bolborea, que figura como a Artista Convidada da XII edição da Bienal. A autora romena traz a Aveiro mais de 150 peças em cerâmica, vidro e metal. O Instituto Cultural Romeno apoia a realização desta exposição.

Na galeria do edifício da Antiga Capitania o público é convidado a conhecer os processos criativos da obra contemporânea da Vista Alegre. Estão expostos os estudos, os moldes e outras experiências técnicas e estéticas que precedem o nascimento das obras.

O Museu Arte Nova expõe trabalhos de artistas contemporâneos que reinterpretam a obra de Rafael Bordallo Pinheiro, inspirados pelas figuras do repertório do ceramista que se tornaram icónicas.

Na Galeria Morgados da Pedricosa está patente a mostra de “Moldes Cerâmicos das fábricas de Aveiro”. Exposição que espelha o acervo industrial da produção cerâmica aveirense.

Para além das Exposições, o programa da Bienal inclui conferências e debates, atelier, workshops e visitas guiadas.