Véspera de feriado em Estarreja com desfile de marchas populares.

2018-06-12 10:43

Categoria: 

Concelho: 

As Marchas Populares de Santo António, com a participação de 9 coletividades de todas as freguesias do concelho, dão um colorido especial à programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

Na véspera do feriado municipal, esta terça-feira, dia 12, a partir das 21h30, 825 marchantes desfilam na Avenida 25 de Abril e na Alameda do Parque do Antuã, numa das noites mais participadas das festas.

“As Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja, em vários momentos da sua programação, têm sido uma oportunidade para a comunidade apresentar tradições que integram a nossa identidade cultural, sendo as Marchas de Santo António um bom exemplo”, reforça a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

“Quando a comunidade se vê envolvida num evento desta dimensão e sente que a sua identidade, as suas tradições estão a ser valorizadas, revela uma forte intervenção comunitária, elevando os valores culturais, com rigor estético e espírito de cidadania”, sublinha a propósito da deliberação camarária que garante o apoio aos grupos participantes, definido em 20€/participante, tendo-se registado um aumento de 11%, num investimento global de 16.500€.

A noite continua com o baile popular com o grupo Nova Geração. O anúncio das marchas vencedoras e a entrega de prémios estão previstos para a meia noite.

O Dia do Município, 13 de junho, é como habitualmente dedicado às cerimónias religiosas e à Sessão Solene do Dia do Município (15h no Cine-Teatro), mas como uma estreia reservada para a noite, Bandas em Festa.

Um espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical. Terá início às 21h no grande palco das festas, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

Entretanto, na tenda das tasquinhas de gastronomia regional, continua o certame dos sabores mais tradicionais. Até dia 13, pode degustar os pratos típicos e as melhores iguarias confecionadas pelas várias coletividades participantes.