Universidade de Aveiro recebe exposição de obras de artes da coleção da Fundação Ilídio Pinho.

2024-02-21 07:36

Categoria: 

Concelho: 

Arte contemporânea da coleção da Fundação Ilídio Pinho mostra-se na Universidade de Aveiro.

Ângelo de Sousa, Julião Sarmento e João Maria Gusmão são alguns dos nomes que se juntam às quase duas dezenas de artistas portugueses com obras a apreciar em vários espaços da Universidade de Aveiro (UA) a partir deste mês.

“Arqueologia do tempo presente: obras da coleção da Fundação Ilídio Pinho” é o nome da exposição que estará patente até abril e que tem inauguração marcada para esta quarta-feira, 21 de fevereiro, pelas 16h30, no auditório Mestre Hélder Castanheira, junto à livraria da UA. A entrada é livre.

No âmbito das comemorações do seu 50º aniversário, a Universidade de Aveiro recebe um exposição de arte contemporânea que parte dos conceitos ousadia e liberdade para mostrar ao público a riqueza artística portuguesa das últimas décadas.

“Esta é uma oportunidade única para poder usufruir de obras muito raramente acessíveis ao público em geral”, garante Miguel Von Hafe Pérez, curador da exposição, que acrescenta que vão estar expostas “obras maiores da arte portuguesa”.

Com o selo de qualidade do Curador, a exposição conta com obras de relevantes nomes da arte em Portugal, como são Alice Geirinhas, Ângelo de Sousa, Bruno Pacheco, Carla Filipe, Isabel Carvalho, João Maria Gusmão, Julião Sarmento, Luís Nobre, Luís Palma, Pedro Paiva, Rui Moreira, Rui Sanches e Susanne Themlitz.

Na inauguração, aberta e gratuita, vão estar presentes Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Miguel Von Hafe Pérez e o Comendador Ilídio Pinho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ilídio Pinho.

Depois disso, a exposição pode ser vista até dia 14 de abril, de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 17h30 na Galeria da Livraria da UA, e de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 20h00, na sala Hélène de Beauvoir (situada na Biblioteca) e no átrio do Edifício Central e da Reitoria.