UA em grupo do programa Voices of Culture.

2021-04-13 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro, através do polo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, é um dos três representantes portugueses do grupo “Cultura e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades” do programa Voices of Culture.

Susana Sardo, especialista na área da etnomúsica, tem assento nesta plataforma.

A UA tem no projeto SOMA um dos destaques da sua ação nesta área com a construção de um espaço físico e digital de memória dedicado à música e ao som da região de Aveiro.

Trata-se de um laboratório vivo construído coletivamente e de forma partilhada pela comunidade em conjunto com os investigadores académicos que procura colocar a investigação e o desenvolvimento ao serviço dos cidadãos.

Quanto ao programa Voices of Culture define o diálogo estruturado entre o setor cultural da União Europeia e a Comissão Europeia e fornece uma plataforma para que os representantes da sociedade civil do setor cultural possam dar contributos aos decisores políticos da Comissão Europeia.

Estes diálogos visam ainda reforçar a capacidade de defesa do setor cultural nos debates políticos sobre a cultura a nível europeu, ao mesmo tempo que incentivam o setor e a Comissão a trabalharem de forma mais colaborativa para a definição de políticas públicas para a cultura na Europa para os próximos 10 anos.

O primeiro relatório já é conhecido (https://voicesofculture.eu/wp-content/uploads/2021/02/VoC-Brainstorming-Report-Culture-and-SDGs.pdf)