Tradição "Maias na Murtosa" regressa esta semana com formações.

2018-04-18 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa relança a iniciativa “Maias na Murtosa”.

Em maio, em cada casa, uma maia. É este o desafio lançado, pelo segundo ano consecutivo, pelo Município e pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Murtosa a toda a comunidade, recuperando e divulgando uma das mais vincadas e peculiares tradições da terra marinhoa, através da iniciativa "Maias na Murtosa".

Todas as pessoas que sabem fazer “Maias” são convidadas a manufaturar o seu exemplar e a colocá-lo, no dia 1 de maio, no exterior de sua casa. Quem quiser aprender a fazer “Maias” tem acesso a workshops que terão lugar na “Casa das Gerações. O primeiro é esta quarta e haverá sessões nos dias 21 e 28 de Abril.

Aproveitando o “saber-fazer” de muitos dos seus utentes, as IPSS dinamizarão ações de manufaturas de maias, com as crianças das escolas, que assim aprenderão a arte da criação destas coroas de flores, numa verdadeira troca de saberes entre gerações, à volta de um elemento tradicional e identitário.

As Maias são coroas de flores de papel, que se penduravam nas portas, no dia 1 de maio, aí permanecendo durante todo o mês.

Eram manufaturadas, geralmente, pelas moças solteiras, pelo que uma Maia colocada à entrada de uma casa significava, por norma, que aí habitava uma moça casadoira.

Nem todas as Maias duravam um mês inteiro nas portas, pois era habitual os rapazes roubarem, à noite, as “Maias” às raparigas de sua eleição, guardando-as de recordação.