“There´s no Knowing” de Joana Gama e Luís Fernandes chega ao Centro de Arte de Ovar.

2022-01-26 17:48

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Arte de Ovar vai receber “There´s no Knowing”, o mais recente trabalho de Joana Gama e Luís Fernandes, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 21h30. A longa e única peça musical que está a estrear a agenda e o panorama dos principais palcos do país, chega a Ovar para apresentar uma fusão de piano e eletrónica.

“There´s no Knowing” abre com o piano de Joana Gama, ao qual Luís Fernandes e a composição eletrónica se vão juntando, ao longo de cinquenta minutos de uma construção que vai crescendo no tempo. Com uma identidade única, tanto a nível sonoro como estético, o quinto álbum dos artistas é uma aventura pulsante, que tem as suas origens no convite para a criação da banda-sonora da série televisiva “Cassandra”, produzida para a RTP2, com direção artística de Nuno M. Cardoso.

Desde “Quest”, lançado em 2014, que Joana Gama e Luís Fernandes alimentam um diálogo contínuo, que aceita ruturas constantes e novas explorações sonoras. Um encontro de linguagens que respeita os ritmos de ambos. Do palco para a plateia, cresce uma espécie de sussurro entre os dois e desenvolve-se um progressivo jogo de proximidade. À medida que se avança em “There’s no knowing”, há uma maior interligação entre os elementos e a consumação do que Joana e Luís fazem em conjunto: puxar o melhor de cada um deles.

Joana Gama, com experiência na música erudita, e Luís Fernandes, fundador da banda de pop rock Peixe:Avião, começaram a trabalhar juntos depois de se terem conhecido numa iniciativa dedicada a John Cage. Além do projeto “Quest”, Joana Gama e Luís Fernandes colaboraram em "Harmonies"(2016), álbum em torno do repertório do compositor francês Erik Satie, “At The Still Point Of The Turning World” (2018), onde estenderam o seu trabalho a uma orquestra ou ainda “Texture Lines” (2020).

Integrado na programação cultural do município de Ovar, o espetáculo tem a coprodução do Centro de Arte de Ovar, Culturgest, Centro Cultura Vila Flor, Cine-Teatro Louletano, Casa das Artes de Famalicão e Theatro Circo Braga.