Tertúlia fala sobre mecanismos do Farol da Barra.

2018-07-20 06:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Em Ílhavo acontece à sexta” dedica a próxima edição ao Farol da Barra.

A Câmara de Ílhavo promove, esta sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 19h00, no Farol da Barra, mais um encontro temático, desta vez dedicado à Válvula Solar AGA.

A Válvula Solar AGA é o resultado de uma aplicação da teoria à prática no campo da Física, que modernizou o funcionamento dos faróis em todo o mundo e é responsável pela atribuição do Nobel da Física a Gustaf Dalén em 1912.

Neste encontro estarão à conversa o faroleiro, um físico e um dos responsáveis pelo projeto cultural 23 Milhas para desvendar os segredos escondidos de uma válvula solar.

Nogueira da Silva é Faroleiro Subchefe integrado no Quadro Pessoal Militarizado da Marinha. Atualmente é o Faroleiro responsável pelo Farol da Barra, mas ao longo da sua carreira exerceu funções nos mais emblemáticos faróis de Portugal.

António Cunha é licenciado em Física, ramo de Óptica e Eletrónica, Doutor em Física pela University of Essex (Reino Unido). Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação e Vice-Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Física da Universidade de Aveiro.

Hugo Pequeno é licenciado em Comunicação Institucional pelo Instituo Superior Ciências Informação e Administração (ISCIA), mestrando em Cultura, Comunicação e Tecnologias de Informação no Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresariais – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL).

Exerce funções na Câmara Municipal de Ílhavo desde 2001 sempre adstrito à Cultura, tendo iniciado a sua atividade no Museu Marítimo de Ílhavo.