Teatro Aveirense recebe “cine-koncerto” de Edgar Pêra.

2021-10-02 07:13

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense recebe um “cine-koncerto” de Edgar Pêra, numa interação entre imagens e sons, com o realizador em palco a filmar, ao vivo, num diálogo próximo com o músico Vítor Rua.

Em simultâneo, VJammer e o estereógrafo Claudio Vasques irá manipular essas imagens e misturá-las com cine-diários rodados em Aveiro, por Pêra, ao longo de vários anos, assim como imagens dos arquivos históricos da cidade.

Edgar Pêra realiza os cine-koncertos deste 1990 e desde então tem atuado com diversos artistas, criando uma linguagem única, em linha com o seu peculiar universo estético.

Trata-se de um dos mais relevantes cineastas nacionais, com atividade iniciada na década de 80, tendo desde então produzido mais de cem filmes para cinema, televisão, cine-concertos e outros meios.

Entre os seus títulos mais conhecidos estão “A Cidade de Cassiano”, “Manual de Evasão LX 94”, “Movimentos Perpétuos”, “O Barão” e “Arquivos Kino-pop”, num percurso marcado por um incessante ritmo de filmagem e recombinação das imagens.