Teatro Aveirense: Programação de Novembro já é conhecida.

2020-11-02 17:24

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro acaba de anunciar a programação do Teatro Aveirense para o mês de novembro. A agenda inclui música, novo circo, dança, cinema e leituras partilhadas, tendo como alguns dos destaques Capicua e Lena d’Água, Samuel Úria, a Compagnie Dondavel e a Festa do Cinema Italiano, entre outros.

Para os apreciadores do encontro entre o teatro e o novo circo, o dia 14 é a data a reter. É nesse dia que se dá a visita da Compagnie Dondavel ao Teatro Aveirense com “Le Fumiste”, um espetáculo que homenageia as memórias e o seu caráter esvoaçante e difuso, numa sucessão de momentos em que a exigência técnica se alia à sofisticação dos cenários e dos figurinos.

Na música, os decibéis farão sentir-se logo no dia 19, numa sessão do ciclo Novas Quintas que contará com a atuação de Samuel Úria. O músico apresenta os temas do seu novo disco, “Canções do Pós-Guerra”, e uma mão cheia de outras canções com que se tem afirmado como um dos nomes mais marcantes do panorama nacional.

Para o dia 28 fica agendado o concerto de Capicua, que terá Lena D’Água como convidada especial. A rapper portuense traz o seu álbum mais recente, “Madrepérola”, renovando assim o novo repertório, mas também o espírito dos seus espetáculos, sublinhando a musicalidade dos novos temas e abrindo novas possibilidades para o arquivo musical com que a sua carreira já conta.

Na dança, destaque para “Je T’Aime”, no dia 12, uma criação de João Costa Espinho em torno do amor e em que a dança se mostra como troca de energia entre dois corpos, um ritual como ponto final de uma relação. Esta é uma produção da Companhia Instável, com o seu projeto Palcos Instáveis Segunda Casa.

Logo a seguir, no dia 15, é a vez de “Mininu” subir ao palco. Trata-se de um espetáculo multidisciplinar para a infância que relata a história de um menino em busca do seu lugar na vida e no mundo, numa viagem pelos ritmos e pelas geografias.

O cinema terá também uma programação reforçada em novembro, uma vez que entre os dias 9 e 11 o Teatro Aveirense irá receber a Festa do Cinema Italiano. O festival traz a esta sala os filmes “Figli - Manual de Sobrevivência para Pais” (de Giuseppe Bonito), “Bangla” (de Phaim Bhuiyan) e “Eu, Leonardo” (de Jesus Garces Lambert). Isto além das habituais sessões de Os Filmes das Nossas Terças, este mês com os filmes “Da Eternidade” (de Roy Andersson), “Quatro Contos” (de Gabriel Abrantes) e “Pig – Porco” (de Mani Haghighi).  

Por fim, destaque para a leitura partilhada de um texto dramático no ciclo “À Boca de Cena”, desta vez com Jorge Silva Melo como convidado. O fundador do Teatro da Cornucópia e dos Artistas Unidos escolheu o clássico “Senhor Biedermann e os Incendiários”, de Max Frisch. Sessão marcada para o dia 8 às 16h00.