Teatro Aveirense e GRETUA lançam novo episódio do 'ECOS'.

2021-12-31 07:37

Categoria: 

Concelho: 

O projeto 'ECOS__ Encontros de Criação para Online Streaming', criado pelo Teatro Aveirense e pelo GrETUA em parceria com a Uiversidade de Aveiro, lança hoje, dia 30 de dezembro, o seu segundo vídeo.

Este novo episódio "alia os MADMADMAD (música), Mimi Sá Coutinho (vídeo), Luís Guerra (dança) e João Pedro Fonseca (desenho de luz), numa criação que celebra o encontro entre várias disciplinas artísticas". O vídeo pode ser encontrado na área Digital do site do Teatro Aveirense.

"Depois do primeiro episódio se ter focado na transformação do palco para o formato audiovisual, através dos intérpretes João Pais Filipe, Carminda Soares e Maria R. Soares, e através do olho do realizador Aveirense Nuno Barbosa, o segundo parte do sentido inverso, o de um formato bastante conhecido como é o do videoclip, para tentar chegar à performatividade e à improvisação mais tradicional nos espetáculos de cena. Para isso, em muito terá contribuído não só a música criada pelo trio londrino MADMADMAD, como o percurso da realizadora Mimi Sá Coutinho, que já trabalhou com Rui Reininho, António Zambujo, Tiago Nacarato, entre muitos outros".

Com epicentro em Aveiro, o 'ECOS_ Encontros de Criação para Online Streaming' "promove a criação artística para os palcos digitais".

A iniciativa consiste num ciclo de vídeos pensados para as plataformas digitais, com criações originais encomendadas a artistas de várias áreas.

O primeiro, ainda em formato piloto, teve como protagonistas o músico João Pais Filipe e duas intérpretes da dança, Maria R. Soares e Carminda Soares, com realização a cargo de Nuno Barbosa.

O projeto tem acrescidamente uma dimensão pedagógica, uma vez que irá envolver várias equipas do GrETUA e do Teatro Aveirense no apoio à produção e conceção das obras, para além de contemplar, de igual modo, oficinas de formação com os realizadores convidados, abertas à comunidade interessada e a serem lecionadas na Universidade de Aveiro.