Teatro Aveirense apresenta programação para os próximos meses.

2023-04-20 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Reencontros de Música Contemporânea e Estágio de Dança de Aveiro na programação do Teatro Aveirense.

A música volta a ser uma área com presença forte na agenda do Teatro Aveirense com nomes como Isaura, Quarteto de Saxofones de Amesterdão e os Sangue Suor, havendo também lugar para a ópera, com a apresentação de “Xerxes”, de Georg Friedrich Händel, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, e “Debussy e Mélisande”, de Claudio Hochman, pelo Ensemble Musicamerata.

A estes espetáculos junta-se a quarta edição dos Reencontros de Música Contemporânea, com a apresentação de mais de 40 obras entre 8 e 18 de maio.

No teatro, destaque para “Um Rufia nas Escadas, de Miguel Loureiro, “Bora Lá Laborar”, de Igor Gandra/Teatro de Ferro e “20 de Novembro”, de Manuel Tur.

Destaque especial no Teatro Aveirense para a presença do Teatro Nacional D. Maria II com o espetáculo “Casa Portuguesa”, de Pedro Penim.

Nota ainda para o lançamento de um livro com textos dos participantes do Laboratório de Dramaturgia do Teatro Aveirense.

As atenções na dança vão estar focadas no Estágio de Dança de Aveiro, que volta a contar com curadoria de Victor Hugo Pontes e reúne nomes de referência para sessões de formação intensiva, entre 2 e 8 de julho.

Em paralelo, haverá uma exposição de fotografia dedicada aos 20 anos de carreira de Victor Hugo Pontes

Os apreciadores de novo circo contam com a companhia britânica Gandini Juggling e o seu espetáculo “Life”, considerado um dos dez melhores de 2022 pelo jornal The Guardian.

Neste quadrimestre, o Teatro Aveirense tem uma extensão da Festa do Cinema Italiano nos dias 8 e 9 de maio, assim como as habituais sessões da rubrica Os Filmes das Nossas Terças, com a estreia de mais seis filmes.

Os mais novos vão ter a oportunidade de assistir ao espetáculo PaPi-Opus 8, da Companhia de Música Teatral, ou participar numa visita encenada para conhecer os quatro cantos do Teatro Aveirense, num espetáculo em andamento criado pela Companhia 285 e integrado na Odesseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

O Festival dos Canais, que este ano se realiza entre 12 e 16 de julho, promete voltar a encher as ruas de Aveiro com dezenas de atuações em várias áreas artísticas.