Startup da UA lança guia cultural baseado em inteligência artificial.

2021-05-14 20:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma empresa incubada no Parque da Ciência e Inovação lança um guia cultural baseado em inteligência artificial.

A zoomguide lança hoje ao público um guia digital que, a partir de fotografias tiradas com o seu próprio telemóvel, dá a conhecer as histórias por trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos que visita.

A zoomguide nasceu em 2020 com o objetivo de tornar a descoberta da arte, cultura e história mais acessível, imersiva e capaz de cativar novos públicos.

Foi o projeto vencedor do Tourism Explorers 2020, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, e mais recentemente vencedor do Aveiro Urban Challenges, na categoria de Guia Turístico Inclusivo.

A startup é incubada na Universidade de Aveiro Incubator e na Startup Lisboa.

O lançamento do gui acontece no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, onde poderá utilizar a zoomguide para descobrir as histórias que as “pedras” da exposição permanente Religiões da Lusitânia têm para contar.

A zoomguide desenvolve uma plataforma digital que permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades, deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar.

Os turistas utilizam esta ferramenta através de uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, que permite que estes tirem fotografias com o seu telemóvel a pontos de interesse e recebam conteúdos multimédia variados (áudio, vídeo, texto, realidade aumentada, imagens e vídeo 360º, multi-idioma) que complementam a visita a espaços turísticos e culturais e a tornam numa experiência verdadeiramente imersiva.

As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma a identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse – é uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou códigos de barras, uma vez que consegue reconhecer os próprios objetos e espaços através das suas características inerentes.